ADEMAR BOGO 
Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela UESB, Bacharelado em Filosofia pela UNISUL, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela UFBA. Escritor, agricultor, Professor de Filosofia e de Fisolofia do Direito na FASB. Membro do corpo editorial do blog Marxismo21, e militante das causas socialistas. 

 

ADILSON ALVES 
Sociólogo, doutor em Ciências Humanas pela UFSC, professor associado da UNIOESTE do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na mesma Universidade. Pesquisador do IRIS/UFSC, GETERR e DERU/UNIOESTE. 

 

AGRIPINO SOUZA COELHO NETO 
Licenciado em Geografia pela UFBA. Bacharel em Economia pela FAC-CEBA. Especialista em administração. Mestre em Geografia pela UFBA. Doutor em Geografia pela UFF. Professor adjunto da UNEB. Coordenador do Grupo de Pesquisa TECEMOS/UFF. Autor do livro Gente ajudando Gente: o tecido associativista no território do Sisal

 

ALBERTO TOLEDO RESENDE  
Mestre em História - FFP/UERJ. 
Graduado em geografia - FFP/UERJ 

 

ALOYSIO CASTELO DE CARVALHO
Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é autor dos livros "A Rede da Democracia- O Globo, O Jornal e Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-1964) e "O Caso Última Hora e o cerco da imprensa ao governo Vargas".

 

ALVARO FERREIRA  
Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou Pós-Doutoramento com o Prof. Horacio Capel na Universidade de Barcelona. É professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UER]). Participa como líder no grupo de pesquisa denominado Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização (NEPEM) e no Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense(NIESBF); e como pesquisador do Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF) e do Grupo de Estudos Urbanos e Rurais (URAIS).  Tem participado de congressos no Brasil e no exterior, além de produzir livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais principalmente ligados aos seguintes temas: (re)produção do espaço urbano; tecnologias de comunicação e informação e as novas espacialidades nas cidades; representações no espaço urbano; espaço e movimentos sociais; relações de trabalho e o espaço urbano. É autor do livro "A cidade no século XXI: segregação e banalização do espaço", publicado pela editora Consequência. 

 

ANA ANGELITA DA ROCHA
Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense. 

 

ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO 
É professora da Graduação e da Pós-Graduação do Departamento de Geografia da FFP-UERJ, é Doutora em Geografia pela FFLCH-USP. 

 

ANA FANI ALESSANDRI CARLOS 
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível l B, Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975). Possui título de Mestrado (1979), Doutorado (1987) e Livre-Docência (2000).

 

ANA MARIA MONTEIRO
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH), integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da Faculdade de Educação/UFRJ e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História. 

 

ANA PAULA MENDES DE MIRANDA 
É Professora do Departamento de Antropologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

ANA PAULA VIEIRA
Graduada e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e doutoranda no Programa de Pós-graduação em História da UNIRIO, onde desenvolve uma pesquisa sobre a atividade editorial do DIP no Estado Novo. Atualmente trabalha como professora na rede particular de ensino.

 

ANDRÉA LEMOS
Doutora em História pela UFF, onde também realizou estágio de pós-doutoramento. Professora adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ), onde leciona na educação básica e na graduação. Desenvolve pesquisas na área de História do Brasil contemporâneo discutindo temas que versam sobre políticas culturais, papel do Estado, militância política e ensino crítico da História

 

ANGELO SERPA
Professo titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia,bolsista de produtividade em pesquisa do CNPqj editor da revista Geotextos, docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA; doutor em Planejamento Paisagístíco e Ambiental pela Universidade de  Bodenkultur Wien, com pós-doutorado em Planejamento Urbano-Regional pela Universidade de São Paulo e m Geografia Cultural e Urbana realizado na Université Paris IV. É autor, coautor e organizador de diversos livros, entre os quais Lugar e mídia e O espaço público na cidade contemporânea.

 

ANITA LEOCADIA PRESTES 
É doutora em História Social pela UFF, professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes www.ilcp.org.br.

 

ANITA LOUREIRO 
Graduada (Licenciatura e Bacharelado) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, Professora do curso de Geografia Departamento de Educação e Sociedade/Instituto Multidisciplinar) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Tutora do PET-Geografia-IM/UFRRJ (MEC/ SESu) e Pesquisadora do COLETIVO das Ações Territoriais de Resistência. Desde 2004 integra o LASTRO - Laboratório da Conjuntura Social Tecnologia e Território e tem aprofundado o diálogo da Geografia com a Teoria da Ação e a Sociologia do Presente de Ana Clara Torres Ribeiro.

 

ANTONIO DUARTE 
Nasceu no Rio Grande do Norte em 1940. Ingressou na Escola Industrial de Natal (1952-1956) e na Escola de Aprendizes Marinheiros (19,58). Participou do Movimento dos Marinheiros (1962-1964). Após o Golpe Militar contra o -governo de João Goulart, foi condenado à pena de 12 anos de prisão. Foi militante da Resistência Armada contra a ditadura. Depois, refugiou-se, primeiro em Cuba, também no Chile, e depois na Suécia, onde se graduou em Antropologia na Universidade de Estocolmo.  Na volta do exílio, foi professor de Sociologia na Universidade Católica de Goiás e lecionou Antropologia na Universidade de Taubaté - SP.  Atualmente, mora no Rio de Janeiro. Já publicou Trabalhismo e social democracia pela Editora Global e 1964: a luta dos marinheiros pela Editora Diorama. 

 

ARLETE MOYSES RODRIGUES  
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia . Mestrado e Doutorado em Sociologia. 

 

ARY CESAR MINELLA
Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Na¬cional Autónoma de México, possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Ciência Política) e pela Universidade de São Paulo (USP, So¬ciologia). Professor titular (aposentado, com vínculo voluntário) na UFSC, integra o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, é pesquisador ID do CNPq e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq.

 

AUGUSTO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA  
Cursou a graduação (1990), o mestrado (1996) e o doutorado (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o pós-doutorado em Geografia Política e Ensino de Ciências Sociais na Universidad Autonoma de Madrid (UAM) entre 2009 e 2010.

 

BEATRIZ OLIVEIRA CRUZ 
Graduanda em Geografia na FFP/UERJ. 

 

BERNARDO KOCHER
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é professor de História Econômica do Departamento de História da Uni¬versidade Federal Fluminense.

 

CAIO AUGUSTO AMORIM MACIEL 
É geógrafo e professor da UFPE. Doutor em Geografia pela UFRJ, com estágio na Université de Pau et des Pays de L’Adour (França), possui pós-doutorado pela University of Sussex (Reino Unido) e dirige desde 2008 o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo) em Recife.

 

CARLA LUCIANA SILVA 
É doutora em História pela Universidade Federal Fluminese (UFF), docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, e do seu programa de pós-graduação, na linha de pesquisa Estado e Poder. É autora de diversos artigos e livros, como VEJA: um indispensável partido neoliberal (Cascavel (PR): Edunioeste, 2009) e Onda vermelha: imaginários anticomunistas (Porto Alegre: Edpucrs, 2001).

 

CARLOS ALBERTO FRANCO DA SILVA
Professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Há duas décadas ele pesquisa complexos produtivos brasileiros, sobretudo o agronegócio em áreas do Cerrado. É autor de livros e artigos sobre o assunto. Como professor, a disciplina de Geografia do Brasil tem sido seu campo de atuação nos últimos 30 anos.

 

CARLOS TEIXEIRA DE CAMPOS JUNIOR 
Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, doutor (1993) e mestre (1985. Professor do Programa de Pós-Graduação. 

 

CARLOS ZACARIAS SENNA 
É doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, onde atua na linha Sociedade e Relações de Poder e Região e coordena o Grupo de Pesquisa História dos Partidos e Movimentos de Esquerda na Bahia.  É co-autor do livro O Estado Novo: as múltiplas faces de uma experiência autoritária (Salvador: EdUNEB, 2008) e autor de Os impasses da estratégia: os comunistas, o antifascismo e a revolução burguesa no Brasil, 1936-1948(São Paulo: Annablume, 2009).

 

CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES
É Geógrafo, Mestre (1985), e Doutor (1998) em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia e do PPG da UFF e Coordenador do LEMTO – Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades. É assessor da Comissão Pastoral da Terra desde 2004. Ganhador do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente na categoria Ciência e Tecnologia em 2004 e em 2008 do Prêmio Casa de Las Américas (Cuba) em Literatura Brasileira.

 

CAROLINA LOURIVAL BUCH  
Graduanda em Geografia da FFP/UERJ. 

 

CATIA ANTONIA DA SILVA  
Professora associada da UERJ – vinculada ao Departamento de Geografia, ao Programa de Pós-Graduação em História Social e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Coordenadora do NUTEMC-FFP-UERJ – Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas. Atividades de Investigação e Extensão Universitárias com apoio das agências de fomento científico FAPERJ, CNPq e Proext-MEC.

 

CHARLEI SILVA
Professor, pesquisador da UFGD

 

CHARLEI APARECIDO DA SILVA 
Graduado e Mestre pela UNESP - Rio Claro, doutor em Geografia pela UNICAMP, vinculado ao Programa de Pós Graduação da UFGD.

 

CHARLLES DA FRANÇA ANTUNES 
É professor adjunto da FFP-UERJ na Graduação, Especialização e Mestrado em Geografia, é Doutor em Geografia pela UFF.

 

CLÁUDIA LUÍSA ZEFERINO PIRES.
Graduada em Geografia pela UFRGS, doutora em Geografia pela UFRGS , vinculada ao POSGEA/UFRGS. 

 

CLEMENTE HERRERO FABREGAT 
Desenvolve atividades docentes a mais de 36 anos em Universidades de Valência. Igualmente tem participado do programa de PÓS na Universidade do Valle de Orizaba (México), além de atuar na docência em outras universidades ibero-americanas; Valle de Orizaba (México), onde coordena o curso de doutorado sobre Inovação na Formação de Professores. 

  
CRISTIANO QUARESMA DE PAULA 
Bacharel em Geografia, graduado pela FURG. Mestre em Geografia pela UFRGS, onde também é Doutorando. Aborda em suas pesquisas teoria e método em Geografia, comunidades tradicionais e mais especificamente, pesca artesanal.

 

DANIEL MENDES MESQUITA DE SOUZA  
Arquiteto e Urbanista do Núcleo de Terras e habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (NUTH). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFF. Pesquisador associado do Núcleo de estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF).

 

DECIO MACHADO
Consultor internacional em Políticas Públicas, Análise Estratégica e Comunicação. Membro da equipe fundadora do jornal Diagonal e da revista El Hurón e colaborador habitual em diversos meios de comunicação na América Latina e na Europa. Investigador associado aos Sistemas Integrados de Análisis Socioeconómicos, diretor da Fundação Alternativas Latinoamericanas de Desarrollo Humano y Estudios Antropológicos (ALDHEA).

 

DEMIAN BEZERRA DE MELO 
Demian Bezerra de MeIo é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; do Mundos do Trabalho, da Universidade Federal Fluminense; e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Marx e Marxismo desta mesma universidade. 

 

DÊNIS DE MORAES
Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França) e pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, Argentina). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor associado da Universidade Federal Fluminense. Autor, organizador e coautor de mais de 30 livros editados no Brasil e no Exterior, entre os quais Crítica da mídia e hegemonia cultural (Mauad), Mídia, poder e contrapoder (com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, Boitempo) e La cruzada de los medios en América Latina (Paidós).

 

DIRCE MARIA ANTUNES SUERTEGARAY
Graduada em Geografia pela UFSM. Profa. Dra. em Geografia pela USP. Professora titular vinculada ao POSGEA/UFRGS . 

 

DOUGLAS RODRIGUES TORRES 
Mestre em geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO). Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor docente I da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e professor docente I - Secretaria do Estado de Educação. Tem experiência na área de Geografia, Geografia Agrária, Questões Energéticas e Desenvolvimento Sustentável.

 

EDUARDO SÁ BARRETO
Doutor em Economia, professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx), na condição de pesquisador associado. Sua pesquisa concentra-se nos temas de crise ambiental e crise estrutural do capitalismo, tendo publicado diversos artigos nessas áreas. Diante da deterioração acelerada das condições materiais de suporte à vida no planeta, interessa-se, particularmente, em demonstrar que a superação da sociedade do capital é não apenas desejável e necessária, mas também urgente. 

 

EDINUSIA MOREIRA CARNEIRO SANTOS 
Graduada em Geografia pela UEFS. Mestre em Geografia pela UFBA. Doutora em Geografia pela UFS.. Professora Adjunta da UEFS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEOMOV-UEFS. Autora dos livros Associativismo e Desenvolvimento: o caso da Região Sisaleira da Bahia, e Gente ajudando Gente: o tecido associativista no território do Sisal. 

 

ELIAS LOPES DE LIMA 
É Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador do Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea).

 

ELISEU SAVÉRIO SPOSITO 
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Prudente (1974), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é credenciado no curso de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, outro (colaborador em grupo de pesquisa) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor visitante - Universidad Nacional de San Juan, professor visitante da Universidade Estadual do Ceará e professor titular da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: território, industrialização, pensamento geográfico, dinâmica econômica e produção do espaço. 

 

ELOIZA OLIVEIRA
professora associada da UERJ, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), onde lidera o grupo de pesquisa "Aprendizagem, subjetivação e cidadania". Coordena o Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH). É Diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ. 

 

EMÍLIO TARLIS MENDES PONTES 
É geógrafo e professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutor em Geografia pela UFPE, com estágio na Universidad Nacional de Tucumán (Argentina). É vice-coordenador do LECgeo,

 

EVERALDO MELAZZO 
Professor, pesquisador UNESP

 

ESTHER KUPERMAN
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é professora do Colégio Pedro II.

 

FABIO REIS MOTA 

É doutor em Antropologia (PPGA/UFF), com bolsa sanduíche em Paris X e EHESS. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (GAP/PPGA-UFF). Coordenador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP) e pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC/UFF).

 

FELIPE ABRANCHES DEMIER 
Felipe Abranches Demier é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutor na Escola de Serviço Social da UFRJ. Coordenou o livro As transformações do PT e os rumos da esquerda no Brasil (Rio de Janeiro: Bom Texto, 2003) e é autor de O longo bonapartismo brasileiro, 1930-1964 (Rio de Janeiro: Mauad, 2013).  É também editor do Blog Convergência. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Mundos do Trabalho da Universidade Federal Fluminense.

 

FERNANDO AUGUSTO MANSOR DE MATTOS
Professor-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), visiting-scholar no Institute of Latin American Studies (ILAS), em Columbia (Nova Iorque, EUA). Mestre e doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Esta¬dual de Campinas (Unicamp).

 

FLAMARION OUTRA ALVES  
Professor Adjunto no curso de Geografia (Bacharelado). Coordenador do Curso de Geografia Licenciatura da UNIFAL. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Universidade Estadual Paulista. 

 

FLÁVIA ELAINE DA SILVA MARTINS  
Professora dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia da UFF. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade de São Paulo, graduação em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É coordenadora junto ao Programa de Iniciação Científica à Docência (PIBID). Realiza pesquisa nas áreas de projetos urbanos, metodologias para a construção de projetos urbanos populares, gestão urbana, espaço e cotidiano nas metrópoles. 

 

FLAVIA MEDEIROS
Doutora (2016) e Mestre (2012) em Antropologia pelo PPGA/UFF. É também graduada em Ciências Sociais/UFF (2011). Atualmente, é pesquisadora de pós doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/PPGA/UFF). Desde 2009, é pesquisadora associada ao INCT-InEAC, com sede no do NEPEAC/PROPPi/UFF e do NEIP. 

 

FLÁVIO MIRANDA
Professor de Economia Política na UFRRJ, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF (NIEP-Marx), mestre em economia pela UFRJ e doutor em economia pela UFF.

 

FLORIANO JOSÉ GODINHO DE OLIVEIRA  
Possui Bacharelado e em Licenciatura de Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1986/1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado na Universidade de Barcelona, Espanha (2009/2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com atuação no Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e no programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/FFP/UERJ).  Desenvolve pesquisas com ênfase em Geografia Urbana, focando as politicas territoriais e o ordenamento do território em áreas metropolitanas, e Geografia Econômica, com foco na expansão industrial e nas mudanças territoriais no Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do Programa de Prociência da UERJ. Representante da UERJ no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Município de São Gonçalo.  

 

FREDERICO POLICARPO 
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ-2003), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF-2007), Doutorado em Antropologia pela mesma universidade(PPGA/UFF-2013), com bolsa-sanduíche para University of California, Hastings College of the Law/EUA (CAPES/2011-2012). É pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia- Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense e do Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre Psicoativos (NEIP). É Professor Adjunto de Antropologia no curso de Políticas Públicas, da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de drogas, sistema de justiça criminal, políticas públicas de saúde dirigidas aos usuários de drogas.

 

GELSOM ROZENTINO DE ALMEIDA
Professor associado e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), procientista Faperj/UERJ, coordenador do TEMPO (Núcleo de Pesquisa de Território, Movimentos Sociais e Relações de Poder), coordenador do GT História e Marxismo da Anpuh.

 

GEO BRITTO
Trabalha no Centro de Teatro do Oprimido-CTO desde de 1990, tendo já realizado e coordenado vários projetos no CTO e realizado oficinas, palestras e apresentações em dezenas de países dos cinco continentes. Atualmente é membro do Colegiado do CTO e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes-UFF.

 

GILMAR MASCARENHAS DE JESUS 
Professor associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UERJ). Enquanto bolsista do Programa Prociência FAPERJI UERJ, atualmente concentra-se no projeto sobre os megaeventos esportivos: política urbana, legado, cidadania e impactos na cidade. Enquanto bolsista de produtividade CNPq, desenvolve pesquisa sobre a copa do Mundo 2014: território e cultura nos estádios de futebol.

 

GLAUCE BATISTA JUNIOR  
Mestre em Educação - FFP/UERJ. Graduada em Geografia - FFP/UERJ

 

GLAUCO BIENENSTEIN  
Arquiteto e Urbanista. Mestre em Geografia pela UFRJ. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Pós-doutor  em Economia pela UNICAMP. Professor titular do Departamento de Arquitetura e do PPg em Arquitetura e Urbanismo da UFF. Líder do Grupo de Pesquisa Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano, Laboratório Globalização e Metrópole (GPDU/UFF). Pesquisador associado do Laboratório Estado, Trabalho, território e Natureza do IPPUR/UFRJ e do Núcleo de estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF).

 

GLAUCIO JOSÉ MARAFON  
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Possui Gra-duação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1983), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

 

HUGO BELLUCCO 
Mestre em Teoria Literária pela Unicamp e doutor em História Social pela UFF, onde defendeu a tese “Ciências Sociais e Pensamento Político: o grupo da USP e a frente democrática a partir dos semanários Opinião e Movimento (1972-1981)”. Atualmente trabalha como professor de História do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, RJ.

 

ILAINA DAMASCENO  
É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na qual integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Realiza pesquisa nas áreas de Educação Geográfica e Geografia Humana.

X
Seja Bem-vindo!
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR