Fale Conosco pelo WhatsApp

 

ADELA MOLINA ANDRADE 

Doutora em Educação (USP), Mestre em Educação com ênfase em Avaliação e Currículo (Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá), Graduada em Biologia (Universidad Francisco José de Caldas). Professora da Universidade Distrital Francisco José de Caldas no Mestrado e Doutorado Interinstitucional em Educação. Temas de pesquisa o: Formação Científica na Primeira Infância e Ensino de Ciências, Diversidade e Diferença Cultural. Líder do Grupo de Pesquisa INTERCITEC (Intercultural Science and Technology). Pesquisadora Vitalícia (MINCIENCIAS  Colômbia).

 

ADEMAR BOGO 
Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela UESB, Bacharelado em Filosofia pela UNISUL, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela UFBA. Escritor, agricultor, Professor de Filosofia e de Fisolofia do Direito na FASB. Membro do corpo editorial do blog Marxismo21, e militante das causas socialistas. 

 

ADILSON ALVES 
Sociólogo, doutor em Ciências Humanas pela UFSC, professor associado da UNIOESTE do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na mesma Universidade. Pesquisador do IRIS/UFSC, GETERR e DERU/UNIOESTE. 

 

AGRIPINO SOUZA COELHO NETO 
Licenciado em Geografia pela UFBA. Bacharel em Economia pela FAC-CEBA. Especialista em administração. Mestre em Geografia pela UFBA. Doutor em Geografia pela UFF. Professor adjunto da UNEB. Coordenador do Grupo de Pesquisa TECEMOS/UFF. Autor do livro Gente ajudando Gente: o tecido associativista no território do Sisal

 

ALBERTO TOLEDO RESENDE  
Mestre em História - FFP/UERJ. 
Graduado em geografia - FFP/UERJ 

 

Alexander J S T da Costa

Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989); é Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Ambiente e Sociedade, pelo IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) - biênios 2017-2019 e 2019-2021.

 

Alexandrina Luz Conceição 

Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Geografia Humana (USP). Líder do Grupo de Pesquisa - Estado Capital, Trabalho GPECT/UFS/CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação de Geografia/PPGEO/UFS.  Desenvolve estudos/pesquisa com ênfase em Teoria e Método, Teoria Crítica e Teoria da Geografia Epistemologia da Geografia. Atua principalmente nos seguintes temas: Marxismo, Estado, Mobilidade do Trabalho, Questão Agrária, Políticas Públicas, Relação Campo-Cidade.

 

ALOYSIO CASTELO DE CARVALHO
Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é autor dos livros "A Rede da Democracia- O Globo, O Jornal e Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-1964) e "O Caso Última Hora e o cerco da imprensa ao governo Vargas".

 

ALVARO FERREIRA  
Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou Pós-Doutoramento com o Prof. Horacio Capel na Universidade de Barcelona. É professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UER]). Participa como líder no grupo de pesquisa denominado Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização (NEPEM) e no Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense(NIESBF); e como pesquisador do Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF) e do Grupo de Estudos Urbanos e Rurais (URAIS).  

 

Amália Dias

Doutora e mestre em Educação UFF. Bacharel e licenciada em História pela UFRJ. Professora associada (UERJ/FEBF). Procientista Uerj e vice-líder do grupo de pesquisa Estudos de História da Educação Local (Ehelo/FEBF) e foi organizadora do V SECBF.

 

ANA ANGELITA DA ROCHA
Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense. 

 

ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO 
É professora da Graduação e da Pós-Graduação do Departamento de Geografia da FFP-UERJ, é Doutora em Geografia pela FFLCH-USP. 

 

ANA CRISTINA DA SILVA 

Professora da Universidade Federal de Goiás, desde 1994. Graduada em Geografia (1991) e Mestre em Filosofia (1997) pela UFG, Doutora em Geografia (2010) pela FCT, UNESP, de Presidente Prudente SP, Pós-Doutora em Geografia (2020) pela UNESP de Rio Claro SP. Professora Colaboradora no PPGGEO da Universidade Federal de Jataí - GO. Suas pesquisas se concentram em Teoria e Método em Geografia, História do Pensamento Geográfico Brasileiro, especialmente o contemporâneo; Epistemologia, teoria social e imaginário na Geografia Humana.

 

ANA FANI ALESSANDRI CARLOS 
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível l B, Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975). Possui título de Mestrado (1979), Doutorado (1987) e Livre-Docência (2000).

 

ANA MARIA MONTEIRO
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH), integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da Faculdade de Educação/UFRJ e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História. 

 

ANA MARIA LEITE DE BARROS

Professora efetiva da rede de educação básica da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo na linha de pesquisa Estudos Urbanos e Regionais com ênfase em geografia urbana. É membro do Laboratório de Estudos Urbano-Regionais, das Paisagens e dos Territórios (Laburp) da Ufes.

 

ANA PAULA MENDES DE MIRANDA 
É Professora do Departamento de Antropologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

ANA PAULA VIEIRA
Graduada e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e doutoranda no Programa de Pós-graduação em História da UNIRIO, onde desenvolve uma pesquisa sobre a atividade editorial do DIP no Estado Novo. Atualmente trabalha como professora na rede particular de ensino.

 

Ana Valéria Freire Allemão Bertolino 

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Faz parte do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado Acadêmico) da UERJ/FFP.  Geógrafa e Licenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (CEGOT-Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa Hidrologia, Erosão e Manejo em Bioma de Mata Atlântica (CNPq). Pesquisadora Prociência - UERJ. 

 

André Rocha 

Professor do Departamento de Geografia da UFRRJ e Docente Permanente do PPGGEO/UFRRJ. É Doutor em Geografia pela UFRJ e Pós-doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH-UERJ. Coordena o BICA - Grupo de Estudos sobre Baixada Fluminense, Territórios Periféricos e Saneamento. Atualmente é pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e foi organizador do V SECBF.

 

ANDRÉA LEMOS
Doutora em História pela UFF, onde também realizou estágio de pós-doutoramento. Professora adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ), onde leciona na educação básica e na graduação. Desenvolve pesquisas na área de História do Brasil contemporâneo discutindo temas que versam sobre políticas culturais, papel do Estado, militância política e ensino crítico da História

 

ANGELO SERPA
Professo titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia,bolsista de produtividade em pesquisa do CNPqj editor da revista Geotextos, docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA; doutor em Planejamento Paisagístíco e Ambiental pela Universidade de  Bodenkultur Wien, com pós-doutorado em Planejamento Urbano-Regional pela Universidade de São Paulo e m Geografia Cultural e Urbana realizado na Université Paris IV. É autor, coautor e organizador de diversos livros, entre os quais Lugar e mídia e O espaço público na cidade contemporânea.

 

ANITA LEOCADIA PRESTES 
É doutora em História Social pela UFF, professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes www.ilcp.org.br.

 

ANITA LOUREIRO 
Graduada (Licenciatura e Bacharelado) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, Professora do curso de Geografia Departamento de Educação e Sociedade/Instituto Multidisciplinar) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Tutora do PET-Geografia-IM/UFRRJ (MEC/ SESu) e Pesquisadora do COLETIVO das Ações Territoriais de Resistência. Desde 2004 integra o LASTRO - Laboratório da Conjuntura Social Tecnologia e Território e tem aprofundado o diálogo da Geografia com a Teoria da Ação e a Sociologia do Presente de Ana Clara Torres Ribeiro.

 

Antonis Vradis
Geógrafo baseado na Escola de Geografia e Desenvolvimento Sustentável, Universidade de St. Andrews, Escócia (Reino Unido). Também é editor da CITY e da Political Geography. Sua pesquisa abrange uma gama um tanto ampla, da migração às cidades, da política alimentar à infraestrutura, sempre lidando com a questão de como convivemos uns com os outros nestes tempos estranhos.

 

ANTONIO DUARTE 
Nasceu no Rio Grande do Norte em 1940. Ingressou na Escola Industrial de Natal (1952-1956) e na Escola de Aprendizes Marinheiros (19,58). Participou do Movimento dos Marinheiros (1962-1964). Após o Golpe Militar contra o -governo de João Goulart, foi condenado à pena de 12 anos de prisão. Foi militante da Resistência Armada contra a ditadura. Depois, refugiou-se, primeiro em Cuba, também no Chile, e depois na Suécia, onde se graduou em Antropologia na Universidade de Estocolmo.  Na volta do exílio, foi professor de Sociologia na Universidade Católica de Goiás e lecionou Antropologia na Universidade de Taubaté - SP.  Atualmente, mora no Rio de Janeiro. Já publicou Trabalhismo e social democracia pela Editora Global e 1964: a luta dos marinheiros pela Editora Diorama. 

 

Antonio Muniz Filho 

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando nos cursos de Geografia, Urbanismo e no Mestrado em Estudos Territoriais (PROET). Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa TERRITÓRIOS (UNEB). Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos Morfologia dos Espaços Públicos - MEP (FAU/UFAL). 

 

ARLETE MOYSES RODRIGUES  
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia . Mestrado e Doutorado em Sociologia. 

 

Archimedes Perez Filho 

Professor Titular Aposentado e atualmente Professor Colaborador do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1978), e Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1987). É Livre Docente, professor Adjunto e Titular pela UNICAMP. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia e solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrográfica, Fragilidade ambiental de terras e suas relações com uso e ocupação e Geomorfologia do Quaternário com ênfase em geocronologia. 

 

ARY CESAR MINELLA
Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Na¬cional Autónoma de México, possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Ciência Política) e pela Universidade de São Paulo (USP, So¬ciologia). Professor titular (aposentado, com vínculo voluntário) na UFSC, integra o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, é pesquisador ID do CNPq e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq.

 

Astrogildo Luiz de França Filho 

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DGEO/FFP-UERJ). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FFP/UERJ.

 

AUGUSTO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA  

Cursou a graduação (1990), o mestrado (1996) e o doutorado (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o pós-doutorado em Geografia Política e Ensino de Ciências Sociais na Universidad Autonoma de Madrid (UAM) entre 2009 e 2010.

 

BEATRIZ OLIVEIRA CRUZ 
Graduanda em Geografia na FFP/UERJ. 

 

BERNARDO KOCHER
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é professor de História Econômica do Departamento de História da Uni¬versidade Federal Fluminense.

 

Bruno Cezar Malheiro 

Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e coordenador do Laboratório de Estudos em Território, Interculturalidade e R-Existência na Amazônia (LaTierra). Doutor em Geografia, um dos autores do livro Horizontes Amazônicos: para Repensar o Brasil e o Mundo (2021), e de Geografias do Bolsonarismo (2023), além de ser roteirista do filme Pisar Suavemente na Terra, lançado em 2022.

 

CAIO AUGUSTO AMORIM MACIEL 
É geógrafo e professor da UFPE. Doutor em Geografia pela UFRJ, com estágio na Université de Pau et des Pays de L’Adour (França), possui pós-doutorado pela University of Sussex (Reino Unido) e dirige desde 2008 o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo) em Recife.

 

CARLA LUCIANA SILVA 
É doutora em História pela Universidade Federal Fluminese (UFF), docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, e do seu programa de pós-graduação, na linha de pesquisa Estado e Poder. É autora de diversos artigos e livros, como VEJA: um indispensável partido neoliberal (Cascavel (PR): Edunioeste, 2009) e Onda vermelha: imaginários anticomunistas (Porto Alegre: Edpucrs, 2001).

 

CARLOS ALBERTO FRANCO DA SILVA
Professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Há duas décadas ele pesquisa complexos produtivos brasileiros, sobretudo o agronegócio em áreas do Cerrado. É autor de livros e artigos sobre o assunto. Como professor, a disciplina de Geografia do Brasil tem sido seu campo de atuação nos últimos 30 anos.

 

CARLOS ANTÔNIO BRANDÃO
Doutor, livre-docente e professor titular em Economia Regional e Urbana pela Unicamp. Professor titular em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Pesquisador PQ-CNPq. 

 

Carlos Eduardo das Neves:

 Professor Adjunto do Departamento de Geografia Física  Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, Mestre em Geografia, bem como Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET/Geografia da UERJ, vinculado ao Ministério da Educação; e é Editor de Seção do Periódico GeoUERJ (Qualis A1). Tem interesse nos seguintes temas de estudo: bibliometria, geossistema, paisagem, ambiente, epistemologia e teoria e método. 

 

CARLOS TEIXEIRA DE CAMPOS JUNIOR 
Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, doutor (1993) e mestre (1985. Professor do Programa de Pós-Graduação. 

 

CARLOS ZACARIAS SENNA 
É doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, onde atua na linha Sociedade e Relações de Poder e Região e coordena o Grupo de Pesquisa História dos Partidos e Movimentos de Esquerda na Bahia.  É co-autor do livro O Estado Novo: as múltiplas faces de uma experiência autoritária (Salvador: EdUNEB, 2008) e autor de Os impasses da estratégia: os comunistas, o antifascismo e a revolução burguesa no Brasil, 1936-1948(São Paulo: Annablume, 2009).

 

CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES
É Geógrafo, Mestre (1985), e Doutor (1998) em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia e do PPG da UFF e Coordenador do LEMTO – Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades. É assessor da Comissão Pastoral da Terra desde 2004. Ganhador do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente na categoria Ciência e Tecnologia em 2004 e em 2008 do Prêmio Casa de Las Américas (Cuba) em Literatura Brasileira.

 

Carmen Diniz 

Jurista, mestre em Direito Penal e Criminologia, ativista e coordenadora do Capítulo Brasil do Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos.

 

Carolina Batista Israel
Pós-doutoranda pela Universidade de São Paulo (2021). Pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná (2020). Ganhadora do "Prêmio CAPES de Tese" na área de Geografia (2020) e Menção Honrosa no "Prêmio Tese Destaque USP" Grande Área: Ciências Humanas (2020). Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2019). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010). Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista  Campus de Presidente Prudente (2005). Integra o Núcleo de Coordenação da Rede de Pesquisa em Governança da Internet e participa da Comissão de Avaliação do Fórum da Internet no Brasil desde 2017.

 

CAROLINA LOURIVAL BUCH  
Graduanda em Geografia da FFP/UERJ. 

 

CÁSSIO ARRUDA BOECHAT 

Tradutor, sociólogo e geógrafo, é professor de Geografia Econômica e de Geografia Rural do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participa, desde 2003, do Grupo de Crítica do Valor-Dissociação do Laboratório de Geografia Urbana (LABUR) da USP. Fez pós-doutorado em Sociologia Rural pelo CPDA/UFRRJ, onde é membro do Grupo de Estudos sobre Mudança Social, Agronegócio e Políticas Públicas. Também é pós-doutor em Geografia pelo IGCE/UNESP. Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos Territoriais (LATERRA) da UFES.  Realiza estudos sobre a formação nacional, a questão agrária e a crise social no Brasil. Pesquisou longamente as relações de trabalho na cafeicultura e na citricultura, abordando a formação do mercado de trabalho rural e a modernização da agricultura no pós-guerra. Paralelamente, dedicou-se a estudos sobre a teoria crítica da sociedade, em especial a crítica do valor e da dissociação.

 

 

CATIA ANTONIA DA SILVA  
Professora associada da UERJ – vinculada ao Departamento de Geografia, ao Programa de Pós-Graduação em História Social e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Coordenadora do NUTEMC-FFP-UERJ – Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas. Atividades de Investigação e Extensão Universitárias com apoio das agências de fomento científico FAPERJ, CNPq e Proext-MEC.

 

CHARLEI SILVA
Professor, pesquisador da UFGD

 

CHARLEI APARECIDO DA SILVA 
Graduado e Mestre pela UNESP - Rio Claro, doutor em Geografia pela UNICAMP, vinculado ao Programa de Pós Graduação da UFGD.

 

CHARLLES DA FRANÇA ANTUNES 
É professor adjunto da FFP-UERJ na Graduação, Especialização e Mestrado em Geografia, é Doutor em Geografia pela UFF.

 

Christos Filippidis
Pesquisador baseado em Atenas dedicado a investigar criticamente as questões urbanas de segurança e militarização. Timo Bartholl, Geógrafo com formação pelas Universidade de Tübingen/Alemanha (diploma) e Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/Brasil (doutorado). Professor adjunto do Departamento de Geografia da UFF, integrante do Coletivo Roça!, trabalha na interface universidade-movimento social, estuda temas como resistência e suas territorialidades nas periferias, economias coletivas e lutas pela autonomia alimentar no urbano por meio de processos de pesquisa-ação e investigação militante em prol de uma Geografia em movimento(s). 

 

Claudene Ferreira Mendes Rios
Professora assistente da UNEB/Campus XI e na Faculdade Anísio Teixeira (FAT).  Professora aposentada de Matemática na Educação Básica da Bahia. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro do Grupo de Pesquisa Geografia, Diversas Linguagens e Narrativas de Professores (Geo(bio)grafar/UNEB). 

 

CLÁUDIA LUÍSA ZEFERINO PIRES.
Graduada em Geografia pela UFRGS, doutora em Geografia pela UFRGS , vinculada ao POSGEA/UFRGS. 

 

CLÁUDIO LUIZ  ZANOTELLI

Professor titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e editor da revista Geografares. Realiza pesquisa sobre cidades, geografia econômica e regional e epistemologia da Geografia. É coordenador do Laboratório de Estudos Urbano-Regionais, das Paisagens e dos Territórios (Laburp) da Ufes. Pesquisador com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.

 

CLEMENTE HERRERO FABREGAT 
Desenvolve atividades docentes a mais de 36 anos em Universidades de Valência. Igualmente tem participado do programa de PÓS na Universidade do Valle de Orizaba (México), além de atuar na docência em outras universidades ibero-americanas; Valle de Orizaba (México), onde coordena o curso de doutorado sobre Inovação na Formação de Professores. 

 

Clézio dos Santos 

Pós-doutor em Geografia pelo Instituto de Geografía da Universidad de Buenos Aires (IG/FFyL/UBA), doutor em Ciências  Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Geociências (UNICAMP), mestre em Geografia Humana, licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado III de Ensino de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ). Professor permanente do Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

  
CRISTIANO QUARESMA DE PAULA 
Bacharel em Geografia, graduado pela FURG. Mestre em Geografia pela UFRGS, onde também é Doutorando. Aborda em suas pesquisas teoria e método em Geografia, comunidades tradicionais e mais especificamente, pesca artesanal.

 

CRISTINA LONTRA NACIF

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFF (1975), mestrado em Geografia pela UFRJ (1992), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1998) e doutorado em Geografia pela UFRJ (2007). Pós doutorado na UFJF sob a supervisão do Professor Ronaldo Vielmi Fortes, (2019) sobre a Estética de Georg Lukács. Coordenadora do LabLegal

 

CYNTHIA GORHAM
Arquiteta e urbanista (UFRJ). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFF). Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFF). Assessora parlamentar na Câmara Municipal de Niterói, RJ.

 

DANIEL MENDES MESQUITA DE SOUZA  
Arquiteto e Urbanista do Núcleo de Terras e habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (NUTH). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFF. Pesquisador associado do Núcleo de estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF).

 

Daniel Sanfelici 
Professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de produtividade CNPq 2. Doutor em Geografia Humana (USP). Mestre em Geografia Humana (USP). Graduado em Geografia (UFRGS). Desenvolve pesquisas nas áreas de estudos urbanos e geografia econômica, com ênfase nos seguintes temas: atores e dinâmicas do mercado imobiliário urbano, políticas de uso do solo urbano e financeirização da produção imobiliária urbana.

 

Daniella Barcellos

Mestre em Geografia pelo PosGeo da Universidade Federal Fluminense-UFF.

 

DECIO MACHADO
Consultor internacional em Políticas Públicas, Análise Estratégica e Comunicação. Membro da equipe fundadora do jornal Diagonal e da revista El Hurón e colaborador habitual em diversos meios de comunicação na América Latina e na Europa. Investigador associado aos Sistemas Integrados de Análisis Socioeconómicos, diretor da Fundação Alternativas Latinoamericanas de Desarrollo Humano y Estudios Antropológicos (ALDHEA).

 

DEMIAN BEZERRA DE MELO 
Demian Bezerra de MeIo é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; do Mundos do Trabalho, da Universidade Federal Fluminense; e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Marx e Marxismo desta mesma universidade. 

 

DEBORAH WERNER

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Divulgação do IPPUR. 

 

Denílson Araújo de Oliveira 
Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela UFF.  É atualmente professor Associado do Instituto de Geografia (IGEOG)  Departamento de Geografia Humana (DGH) da UERJ e professor do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades - UFF. Fundador e Coordenador do NEGRA - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Geografia Regional da África e da Diáspora. Integrante do Instituto Búzios e da coordenação da campanha dos 21 dias de Ativismo Contra o Racismo.

 

DENIS CASTILHO 
Geógrafo, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), coord. do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Redes e Produção do Território (GéTER), bolsista produtividade do CNPq (PQ-2) e membro da Rede Latino-Americana de Investigadores em Espaço e Economia (RELAEE). 

 

DÊNIS DE MORAES
Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França) e pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, Argentina). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor associado da Universidade Federal Fluminense. Autor, organizador e coautor de mais de 30 livros editados no Brasil e no Exterior, entre os quais Crítica da mídia e hegemonia cultural (Mauad), Mídia, poder e contrapoder (com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, Boitempo) e La cruzada de los medios en América Latina (Paidós).

 

DIRCE MARIA ANTUNES SUERTEGARAY
Graduada em Geografia pela UFSM. Profa. Dra. em Geografia pela USP. Professora titular vinculada ao POSGEA/UFRGS . 

 

DORALICE SÁTYRO MAIA 
Possui Graduação em Geografia (bacharela­do) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Geo­grafia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-Douto­rado em Geografia Humana na Universidad de Barcelona (Espanha) e em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). É professora titular da UFPB, na qual integra o corpo docen­te permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Arqui­tetura e Urbanismo. É coordenadora do Grupo de Estudos Urbanos (GeUrb/UFPB/CNPq) e vice-coordenadora da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias, a partir da qual coordena o projeto Urbanização Contemporânea: reestruturação e desigualdades socioespaciais. 

 

DOUGLAS RODRIGUES TORRES 
Mestre em geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO). Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor docente I da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e professor docente I - Secretaria do Estado de Educação. Tem experiência na área de Geografia, Geografia Agrária, Questões Energéticas e Desenvolvimento Sustentável.

 

EDILSON PEREIRA JÚNIOR 
Geógrafo, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), coord. do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização (LETUr), bolsista produtividade do CNPq (PQ-2) e membro da Rede Latino-Americana de Investigadores em Espaço e Economia (RELAEE). 

 

Eduardo Barcelos 

Graduado em Engenharia Ambiental (UFOP). Mestre e doutor em Geografia (UFF). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, campus Valença-Bahia. Integrante do Observatório Socioterritorial do Baixo Sul (OBSUL/IF Baiano, campus Valença) e membro do Núcleo de Estudos sobre Território, Ação Coletiva e Justiça (Netaj/UFF). Parceiro e cartógrafo da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Desenvolve pesquisas nas temáticas de cartografia, conflitos ambientais, território, questão agrária, mineração e educação profissional. 

 

EDUARDO SÁ BARRETO
Doutor em Economia, professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx), na condição de pesquisador associado. Sua pesquisa concentra-se nos temas de crise ambiental e crise estrutural do capitalismo, tendo publicado diversos artigos nessas áreas. Diante da deterioração acelerada das condições materiais de suporte à vida no planeta, interessa-se, particularmente, em demonstrar que a superação da sociedade do capital é não apenas desejável e necessária, mas também urgente. 

 

Eduardo Tomazine Teixeira, 

Bolsista da CAPES para o estágio pós-doutoral (PNPD) junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (POSGEO-UFF), Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  mestre em Ciência Política pela Universidade Paris 8 e mestre em Geografia pela UFRJ, pesquisa sobre movimentos sociais e desenvolvimento urbano.

 

Eda Maria Góes 

Historiadora e professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, atuando nos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. É doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis, e realizou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É pesquisadora do GAsPERR  Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais. ORCID: 0000-0002-1398-4526. 

 

EDIER HERNAN BUSTOS VELAZCO 

Doutor em Educação (Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Colômbia), Bacharel em Educação Matemática (Universidad Nacional Pedagógica), Matemática e Física (Universidad de Cundinamarca). Professor da Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Pesquisador sênior COLCIENCIAS - Colômbia. Participante da rede internacional de pesquisa Territorios Posibles. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa Topografia e Território, INTERCITEC, Investud.

 

EDINUSIA MOREIRA CARNEIRO SANTOS 
Graduada em Geografia pela UEFS. Mestre em Geografia pela UFBA. Doutora em Geografia pela UFS.. Professora Adjunta da UEFS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEOMOV-UEFS. Autora dos livros Associativismo e Desenvolvimento: o caso da Região Sisaleira da Bahia, e Gente ajudando Gente: o tecido associativista no território do Sisal. 

 

Eda Maria Góes 

Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente, com Graduação (1986), Mestrado (1991) e Doutorado (1998) em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis. Realizou estágio pós-doutoral (2009 - 2010) no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Áreas de atuação: Geografia Humana, Geografia Urbana, História das cidades.

 

Eduardo Barcelos 

Graduado em Engenharia Ambiental (UFOP). Mestre e doutor em Geografia (UFF). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, campus Valença-Bahia. Integrante do Observatório Socioterritorial do Baixo Sul (OBSUL/IF Baiano, campus Valença) e membro do Núcleo de Estudos sobre Território, Ação Coletiva e Justiça (Netaj/UFF). Parceiro e cartógrafo da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Desenvolve pesquisas nas temáticas de cartografia, conflitos ambientais, território, questão agrária, mineração e educação profissional. 

 

Efraín León Hernández,
Geógrafo e latino-americanista mexicano. Professor em tempo integral na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Diretor do seminário permanente ?Espaço, política e capital na América Latina. Campos temáticos de interesse: teoria social crítica em Geografia e Ciências Sociais; geopolítica e geoeconomia na América Latina.

 

ELIAS LOPES DE LIMA 
É Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador do Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea).

 

ELISEU SAVÉRIO SPOSITO 
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Prudente (1974), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é credenciado no curso de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, outro (colaborador em grupo de pesquisa) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor visitante - Universidad Nacional de San Juan, professor visitante da Universidade Estadual do Ceará e professor titular da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: território, industrialização, pensamento geográfico, dinâmica econômica e produção do espaço. 

 

ELOIZA OLIVEIRA
professora associada da UERJ, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), onde lidera o grupo de pesquisa "Aprendizagem, subjetivação e cidadania". Coordena o Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH). É Diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ. 

 

EMÍLIO TARLIS MENDES PONTES 
É geógrafo e professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutor em Geografia pela UFPE, com estágio na Universidad Nacional de Tucumán (Argentina). É vice-coordenador do LECgeo,

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR