Fale Conosco pelo WhatsApp

 

OMULO MATTOS  

Doutor em História pela Universidade Fluminense e docente do curso de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É pesquisador do Laboratório Urbanos, da Fundação Getúlio Vargas.

 

ONILDO ARAUJO DA SILVA 
Licenciado em Geografia pela UEFS. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Doutor em Geografia pela USC-Espanha. Professor Adjunto da UEFS. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa GEOMOV-UEFS. Autor do livro Geografia: Metodologia e Técnicas de Ensino (EDUEFS).

 

ORIOL NELLO 
Geógrafo,vice-presidente do Instituto Catalão do Solo Cartográfico da Catalunha e é membro dos conseIho. Desde 1988, combina o trabalho político em Geografia na (UAB). De 1999 a 2004, foi deputado no Parlamento da atalunha.Publicou vários livros sobre planejamento e organização administrativa, incluindo as grandes cidades espanholas na virada do século XX

 

OSÉIAS TEIXEIRA DA SILVA
Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP, cuja tese de título: O ponto de ruptura: reestruturação espacial na região metropolitana do Rio de Janeiro foi defendida em 2016. Desde Setembro de 2014 vem atuando como professor efetivo no Instituto Federal Fluminense - IFF, lecionando em disciplinas para cursos de Ensino Médio Integrado e na Licenciatura em História. Como pesquisador, o autor integra o Observatório das metrópoles, como parte da equipe do projeto relacionado a análise da formação da Megarregião Rio de Janeiro X São Paulo e integra ainda o Recime Rede de pesquisadores sobre cidades médias e a OBPETRO Observatório dos municípios produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro. 

 

Patricia Pires Queiroz Souza
Professora Assistente da UNEB/Campus V, atuando na área de Estágio Supervisionado em Geografia, Prática de Ensino em Geografia, Formação e Identidade do/a Educador/a e Currículo. Mestra em Educação e Contemporaneidade  PPGEduC/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Geografia, Diversas Linguagens e Narrativas de Professores (Geo(bio)grafar/UNEB) e Cartografia das (Geo)grafias Experienciadas, Aprendidas e Ensinadas (GEOREDE). 

 

PAULO CESAR XAVIER PEREIRA 
Professor da USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Dedica-se à pesquisa das condições sociais do desenvolvimento técnico da indústria da construção na cidade de São Paulo com ênfase na perspectiva dos Fundamentos Sociais da Arquitetura, do Urbanismo da Urbanização. Foi assessor da Pro-Reitoria de Cultura e Extensão Universitaria da USP, presidente da Comissão de Graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design da FAU. 

 

Paulo Henrique Furtado de Araujo 
Professor da Faculdade de Economia da UFF, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica da UFF (GEPOC-UFF), membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX-UFF), autor de artigos publicados em periódicos científicos e de capítulo de livros. Sua pesquisa se ocupa principalmente da crítica da economia política de Marx, da teoria crítica do valor, da ontologia do ser social e do conjunto categorial Estado, capital e política.

 

PAULO TERRA
Doutor em História, professor de História do Brasil na Universidade Federal Fluminense e pesquisador na área da história social do trabalho. Entre suas diversas publicações, destaca-se o livro Cidadania e trabalhadores: cocheiros e carroceiros no Rio de Janeiro (1870-1906), publicado em 2013 pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, como resultado de premiação.

 

PÂMELA CICHOSKI

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus de Francisco Beltrão, e Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, desta mesma IES ? Campus de Marechal Cândido Rondon. Atualmente é professora da educação básica.

 

PEDRO HENRIQUE PEDREIRA CAMPOS 
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuando também no Programa de Pós-Graduação de História da UFRRJ e no Programa de Pós-Graduação de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador, junto com Rafael Vaz da Motta Brandão, do Laboratório de Economia e História da UFRRJ (LEHI).

 

PERLA ZUSMAN 
É investigadora Independiente, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Profesora Titular, Departamento de Geografía, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.  Linhas de pesquisa: Historia del Pensamiento Geográfico, procesos de formación territorial, representaciones culturales del territorio y las fronteras, paisaje y patrimonio en tiempos de globalización. 

 

PHILLIPE VALENTE CARDOSO 
É professor doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (DGEO-FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo. Suas atividades de pesquisa estão voltadas para geografia física, cartografia, geoprocessamento e sensoriamento remoto. Atualmente coordena o projeto de extensão responsável pelo acompanhamento dos avanços da COVID-19 nos municípios de São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Niterói.

 

RAFAEL MAUL DE CARVALHO COSTA 
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a tese Escravizados na Liberdade: Abolição, Classe e Cidadania na Corte Imperial publicada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). Professor de História com experiência na rede básica federal (CApUFRJ), estadual (RJ) e municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, Professor adjunto do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

RAFAEL STRAFORINI 
Professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp.

 

RAFAEL VAZ DA MOTTA BRANDÃO 
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor visitante do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Coordenador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  (LEHI/UFRRJ).

 

RAFAEL WINTER RIBEIRO 
Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela UFRJ, mestrado e doutorado em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia da UFRJ, do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.

 

RALF RUCKUS 
Divide seu tempo entre Alemanha, a Polônia e a China. Desde 2005 ele pesquisa a situação e as lutas dos trabalhadores migrantes, as relações de gênero e processos referentes à composição de classes na China. É autor e tradutor de vários textos sobre estes temas e outros para o coletivo gongchao ou para o arquivo de história social online Sozialgeschichte-Online. Também é tradutor e organizador de diversos livros sobre o assunto tanto para alemão como inglês.

 

RAQUEL VARELA  
Doutora em História Política e Institucional - Instituto Universitário de Lisboa), docente do Instituto  Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Internacional de História Social de Amsterdã. Autora de História da Política do IIC Revolução dos Cravos (Lisboa: Bertrand, 2011). 

 

Raúl Antonio Capote Fernández  

Mestre em Relações Internacionais e História Contemporânea, escritor e jornalista, editor-chefe de redação do Granma Internacional. Professor de História de Cuba da Universidade de Ciências Pedagógicas de Havana, foi durante anos o agente Daniel dos serviços de inteligência cubana. Entre 2004 e 2011 atuou como agente duplo dos EUA e Cuba. Na intenção da CIA, sua missão era formar líderes universitários e criar o projeto Génesis, com o objetivo de estabelecer em Cuba a estratégia do golpe suave, ou seja, criar a ideia de um novo presidente para a Ilha, espalhando o boato de uma possível morte de Fidel Castro, e estimulando os jovens cubanos a utilizar equipamentos eletrônicos introduzidos ilegalmente no país para promover campanhas nas redes sociais. Os serviços prestados por Raúl Capote durante anos ao Estado cubano lhe causou diversos prejuízos entre amigos, familiares, etc... que o viam como um traidor da Revolução, um contrarrevolucionário. Mal sabiam, essas pessoas, que este seria um dos homens mais revolucionários que Cuba forjou. E que não perde a ternura, jamais. 

 

RAÚL ZIBERCHI 
Jornalista uruguaio, analista internacional do jornal La Jornada (México), Brecha (Uruguai), Center for International Policy (EUA) e diversos meios de comunicação na América Latina e Europa. Docente e investigador sobre movimentos sociais. Colabora com organizações sociais e regionais. Integra o Centro Internacional de Estudios Sociales (CIES) e a Frente Interbarrial, em Montevidéu. Entre a suas publicações mais recentes incluem: Política e Pobreza (20l2), Autonomia e emancipação: a América Latina em Movimento (2008), e Dispersar o poder: movimentos como poderes anii-Estado (2006). 

 

REGINA BIENENSTEIN 
Arquiteta e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Syracuse. Doutora em arquitetura e urbanismo pela USP. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFF. Pesquisadora associada do Núcleo de estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF).

 

REGINA CÉLlA FRIGÉRIO
Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes-RJ) no curso de graduação. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

 

REGINA CELlA DE MATTOS  
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Flurniense 
(1975), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: espaços produtivos, (traballho feminino, espaço e saúde, dinâmica das relações sociais,espaço rural).  

 


REGINA HELENA TUNES 
Professora Adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia do IGEOG/UERJ atuando nas temáticas de Geografia Econômica e Regional. 

 

REGINA TUNES
Geógrafa, mestra e doutora pelo Programa de Geografia Humana da FFLCH/USP, atuando especialmente na pesquisa voltada para a Geografia Econômica e Geografia Regional. Professora adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (Igeog) e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora do grupo de pesquisa Metamorfoses Urbanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais do DG/USP e Pesquisadora do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles. Pesquisadora do CNPq e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Econômica (Nepge) do Departamento de Geografia Humana do Igeog/Uerj. Rede Latino Americana de Espaço e Economia (Relaee/Uerj).

 

Rejane Cristina de Araujo Rodrigues
É Mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp/UERJ (1995-2022). É professora na graduação e na pós-graduação do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino de Geografia, NECPEG, e editora da revista eletrônica Educação Geográfica em Foco.

 

RENATO EMERSON NASCIMENTO DOS SANTOS 
Geógrafo. Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (campus de São Gonçalo), onde coordena o NEGRAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais). Foi diretor da Seção Rio de Janeiro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2006-2008). Entre 1996 e 2002, atuou no Pré-Vestibular para Negros e Carentes da Rocinha, como professor de Geografia, de Cultura e Cidadania e como coordenador.

 

RENATO LUÍS DO COUTO NETO E LEMOS 
É historiador graduado, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Depois de vinte anos como pesquisador profissional, tendo atuado no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, no Museu da República e no Museu Casa de Benjamin Constant, ingressou em 1998, por concurso, no quadro docente do então Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor titular de História do Brasil do Instituto de História da UFRJ, onde leciona e orienta alunos de graduação e pós-graduação e coordena o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (LEMP).

 

RHANNA CRISTINA DAS CHAGAS LEONCIO  
Graduanda em Geografia da FFP/UERJ. Bolsista PIBIC-CNPq.

 

Ricardo Luigi

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/ 2017). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/2011). Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2008). Graduado em Relações Internacionais (Bacharelado) pelo Centro Universitário Internacional (Uninter/ 2018). Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua no curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG).

 

RICARDO MENDES ANTAS JR.

Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-Doutorado no Institut de Hautes Éstudes de l?Amérique Latine, IHEAL, Paris, França (2018). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995). Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989). 

 

Rita de Cássia Ariza da Cruz

Pesquisadora e Fundadora do Observatório Latino-americano de Pesquisas sobre Questões Regionais (RegionAL). Graduada em Geografia, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Livre-Docente pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professora Associada do Departamento de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo, área de Geografia Regional.

 

Rizia Mendes Mares: 

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Natural da Bahia, é Licenciada em Geografia pela UESB, Vitória da Conquista (2011), Mestra (2016) e Doutora (2022) em Geografia pela UNESP, Presidente Prudente e Pós-doutora pela UNEB, Salvador (2024). É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Local Santa Inês-Bahia.

 

ROBERT KURZ 
Viveu em Nuremberg como publicista autônomo. Foi cofundador e redator da revista teórica (EXIT! - Critica e Crise da Sociedade da Mercadoria). A área dos seus estudos abrangeu a teoria da crise e da modernização, a análise crítica do sistema mundial capitalista, a crítica do Iluminismo e a relação entre cultura e economia. 

 

ROBERT KURZ (1943-2012) 
Viveu em Nuremberg como publicista autônomo. Foi o cofundador e redator da revista teórica Exit!  Crise e Crítica da sociedade da mercadoria. A área de seus estudos abrangeu a teoria da crise e da modernização, a análise crítica do sistema mundial capitalista, a crítica do Iluminismo e a relação entre cultura e economia. Publicou regularmente em jornais e revistas na Alemanha, Áustria, Suíça e Brasil. Seu livro O colapso da modernização (1991), editado no Brasil, provocou grande discussão. Publicou também, entre outros, Schwarzbuch Kapitalismus (O Livro Negro do Capitalismo) em 1999, Weltordnungskrieg (Guerra de ordenamento mundial) em 2002, Das Weltkapital (O Capital Mundial) em 2005 e Dinheiro sem valor em 2012. Pela Consequência Editora, em 2015 Poder Mundial e Dinheiro Mundial, e em 2018 o ensaio fundamental da crítica do valor, A crise do valor de troca [1986].

 

ROBERTO ALVES SIMÓES 
Professor da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Simões está na luta em defesa dos trabalhadores da educação desde a década de 1990, sendo dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe/RJ). Doutorou-se, em 2016, pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UERJ. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2009, pela UFF e especializou-se, em 2002, em Educação Física Escolar, pela mesma universidade, graduando-se em Educação Física, pela UFRJ, em 1978. Membro do Centro de Pesquisa Marxismo, Educação e Emancipação Humana, no Instituto Noroeste Fluminense, da Universidade Federal Fluminense, investiga as relações sociais que se processam no interior da escola pública, as políticas de Estado para a educação e sua interferência nas relações de trabalho. Os instrumentais teóricos utilizados pelos trabalhadores da educação na luta de classes são também objeto de profunda observação científica, na sua práxis política. Seus estudos de economia política, sociologia política, filosofia e história da educação fundamentam suas pesquisas sobre como as organizações não governamentais (ONGs) tornaram-se um dos principais instrumentos da privatização da educação e do ensino públicos no Brasil, objeto de sua tese de doutoramento, ora publicada na forma no presente livro.

 

ROBERTO KANT DE LIMA
É Doutor em Antropologia pela Harvard University (1986), pós-doutorado na University of Alabama at Birmingham (1990). É graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968) e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional UFRJ (1978). Desde 2009, é Coordenador do INCT-InEAC - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Atualmente também é Coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos (NEPEAC/PROPPI/UFF). É professor dos Programas de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense e em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Bolsista do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. É professor titular aposentado do Departamento de Antropologia e professor aposentado adjunto do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito, ambos da Universidade Federal Fluminense.

 

ROBERTO LEHER 
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, atualmente é Reitor da instituição (julho de 2015 –julho de 2019). 

 

ROBERTO MORAES PESSANHA 
Professor e pesquisador atuante com investigações atuais no campo ?Espaço-Economia?. Doutor pelo PPFH/UERJ com estágio doutoral na Universidade de Barcelona e mestre pela Coppe/UFRJ. Um dos organizadores e autor de dois capítulos do livro Economia e Desenvolvimento no Norte-Fluminense: da cana-de açúcar aos royalties do petróleo. Desde 2004 é autor de um blog com expressivo volume de visitas diárias, que tem seu nome como título: http://robertomoraes.com.br

 

RODRIGO CORREA EUZEBIO  
Aluno de Especialização em Dinâmica Urbano Ambiental. do Programa de Pós Graduação da FFP/UERJ. Graduado em Geografia pela FFP/UERJ. Bolsista PROATEC nível 3 da UERJ-SR2-DEPESQ.

 

Rogata Soares Del Gaudio 

Graduada em Geografia/UFMG. Mestre em Ciências Sociais/PUC-SP; Doutora em Educação/UFMG; Pós-Doutora em Geografia Humana/USP. Professora Associada IV do Curso e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFMG. Pesquisa temas relacionados às ideologias, história da geografia escolar, livros didáticos, formação de professores.

 

ROGÉRIO RIBEIRO DE OLIVEIRA  
Presentemente está realizando estágio pós-doutoral do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ). Seu interesse maior é o estudo das interações entre sociedade e natureza ao longo do tempo. Suas pesquisas combinam as abordagens da ecologia histórica, da ecologia da paisagem e da história ambiental. 

 

ROGÉRIO HAESBAERT
Geógrafo, professor titular no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, com doutorado em Geografia Humana pela USP e pós-doutorado na Open University, Inglaterra. É autor, entre outros livros, de O mito da desterritorialização, Viver no Limite, Regional-Global, Territórios Alternativos e, na mesma linha de livro de crônicas de viagem, Por amor aos lugares.

 

RUBÉN VEGA 
É Professor da Universidade de Oviedo. É especialista em História Oral, responsável pelo Arquivo de Fontes Orais para a História Social das Astúrias.

 

Rubens Moreira R. de Carvalho
Professor Adjunto do Departamento de Urbanismo e Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (UFF). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFF). Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFF). Foi Servidor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando na Coordenadoria Geral de Planejamento e Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Atua nas áreas de: planejamento urbano e regional; política urbana; geografia urbana; teoria e projeto de urbanismo; urbanismo ecológico; geoprocessamento e cartografia temática.

 

RUBIN SANTOS LEÃO DE AQUINO 
Licenciado em História. Desde os 15 anos envolveu-se em política, filiando-se ao Partido Tra­balhista Brasileiro, ao Movimento Democrá­tico Brasileiro (1965-1981), ao Par­tido dos Trabalhadores (1981-2005) e ao Partido Socialismo e Liberdade). Durante a ditadura militar foi preso e processado, atuou no Co­mitê Brasileiro pela Anistia (CBA­- RJ) e no Grupo Tortura Nunca Mais, onde foi secretário e depois vice- presidente. Sindicalista, foi comando de greve em 1979, parti­cipou de congressos e encontros da categoria profissional, inclusive in­tegrando a diretoria do SINPRO-R] (1993-1996).  

 

RUY MOREIRA 
G
raduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor honoris causa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é professor do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). E é autor de artigos e livros voltados para o cruzamento da pesquisa teórica e da pesquisa da forma concreta de organização que elucide o modo estrutural e de ordenação geográfica da sociedade brasileira, analisada pelo ângulo espacial, própria dos geógrafos, com que seus analistas e intérpretes pouco ou nada têm-se ocupado, de que fazem parte O Movimento Operário e a Questão Cidade-Campo no Brasil, publicado em 1985 pela Editora Vozes e reeditado em 2013 em versão revista e atualizada pela Editora Consequência, Formação do Espaço Agrário Brasileiro, publicado em 1990 pela Editora Brasiliense, Sociedade e espaço geográfico no Brasil, publicado em 2011 publicado pela Editora Contexto, e A Formação Espacial Brasileira – Uma contribuição crítica à geografia do Brasil, também de publicação da Editora Consequência.  

 

SANDRA DE CASTRO DE AZEVEDO  
Professora associada da Universidade Federal de Alfenas, lotada no Instituto de Ciências da Natureza, e atua nos cursos de Graduação de Geografia e Pedagogia e Pós-Graduação em Geografia. Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (Geres), onde coordena o Núcleo de Estudos Pesquisa e Práticas de Ensino de Geografia (Neppeg).

 

SANDRA LENCIONI 
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, Professora Titular do Departamento de Geografia, defendeu tese de Iívre docência em 1997, tendo desenvolvido seu pós-doutorado em 1992, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo, (1975) e Licenciatura em Geografia, também pela mesma universidade e ano. O rnestrado e o doutorado são em Geografia (Geografia Humana), sendo o primeiro título de 1985 , o segundo, de 1991, ambos obtidos na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da região, etrópole, indústria e São Paulo.  


SAINT-CLAIR CORDEIRO DA TRINDADE JÚNIOR,
Geógrafo e Bacharel em Direito, Doutor em Geografia Humana, Professor Titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UniversidadeFederal do Pará (UFPA) e bolsista 1C de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma entidade do governo brasileiro voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico. Sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). 

 

Silvana Cristina da Silva

Universidade Federal Fluminense; Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Território e Cidades (TeCidades)

 

SIMON BOLÍVAR 
Liderou a libertação do maior complexo colonial que conheceu o mundo moderno: as terras e povos de todas as Américas dominadas pelo grande Império Espanhol.

 

Simone Santos de Oliveira
Professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI).  Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET/UNEB). Doutora em Educação e Contemporaneidade. Membro do grupo de pesquisa Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR). Pesquisadora do grupo de pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado da Bahia.

 

SUELI ÂNGELO FURLAN
Professora Assistente Doutora do Depto. de Geografia - FFLCH-USP desde 1986; Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo, Bacharel e licenciada em Biologia e Geografia pela mesma Universidade. Chefe do Departamento de Geografia  FFLCH-USP (2019- 2020). Secretaria Geral da ANPEGE (2018-2019).

 

TALITHA MIRIAN DO AMARAL ROCHA 
É Mestranda em Antropologia da UFF, Bolsista Capes.

 

TATIANA MALHEIROS 
É professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), realiza pesquisa nas áreas de Geografia e Ensino e Geografia do Clima com ênfase em Clima Urbano.

 

TATIANA BRETTAS
Economista e assistente social. Concluiu o doutorado no Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UERJ em 2013 e é professora do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado da Escola de Serviço Social da UFRJ. Pesquisadora da realidade brasileira com ênfase em capitalismo dependente, financeirização e políticas sociais.

 

Tatiana Schor
Graduada em Economia, mestrado em Geografia (Geografia Humana, 1999) e doutorado em Ciência Ambiental (2005) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Geografia Urbana e Econômica pelo Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY -USA. Recebeu o prêmio da Cátedra Ruth Cardoso - Columbia University, bolsista Fulbright-CAPES, NY-USA, 2016-2017. É professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenou o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, 2012. Atuou como Secretária Adjunta de Planejamento da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas - SEPROR, 2013-2014 e Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEDECTI, do Amazonas.

 

Tatiana Tramontani Ramos

Universidade Federal Fluminense; Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Território e Conflitos Sociais. 

 

TEREZA CONI AGUIAR 

Graduada em Geografia pela UFRJ (bacharelado) e pela UNESP/Rio Claro (Licenciatura). Doutora em Geografia pela UFF e Mestre em Geografia pela UFRJ. Geógrafa aposentada do IBGE atuou durante anos em pesquisas sobre agricultura brasileira, diagnósticos e indicadores ambientais e de desenvolvimento sustentável. Atualmente presta consultorias pela ASPLANDE – Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento.

 

TIAGO BERNARDON DE OLIVEIRA
Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi professor da Educação Básica no município de Resende (RJ) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde realizou, no campus de Guarabira, atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à estruturação do Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades (NDH-CH/UEPB). Integrante da diretoria da ANPUH-PB por três ocasiões.

 

Tiago Barreiros de Freitas 

Sociólogo, mestre e doutorando em Educação pela Unicamp.

 

Thiago Canettieri 

Doutor em geografia e professor do departamento de urbanismo da UFMG.

 

TIAGO VELOSO DOS SANTOS 
Geógrafo. Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Sócio- efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

 

TIMO BARTHOLL  
Geógrafo pelas Universidades de Tübingen/Alemanha (mestrado) e Federal Fluminense, Niterói/Brasil (doutorado), atualmente Pesquisador Associado da Universidade de Loughborough/Inglaterra no projeto NutriCities que visa explorar relações existentes e possíveis entre territórios periféricos urbanos, a agroecologia e o horizonte da soberania alimentar. Integrante do Coletivo Roça! (Coletivismo econômico e espaço comunitário) com base na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Busca articular a atuação em movimentos sociais com um fazer geográfico emancipatório numa perspectiva de Geografia em movimento(s). 

 

Tomasz Konicz 

É jornalista, nascido em 1973, na cidade de Olsztyn, Polônia. Seu blog Konicz.info, ativo desde 2005, é especializado em notícias e análises sobre a Europa Oriental e o espaço pós-soviético a partir do ponto de vista da crítica do valor [Wertkritik]. Publicou, entre outros, O capital contra o clima. Como um sistema econômico destrói nossos meios de vida [Mandelbaum Verlag, 2020] e Fascismo no século XXIEsboços da barbárie iminente [Heise Medien, 2018].

 

Vanuza da Silva Pereira Ney

Doutora em Produção Vegetal (Linha de Pesquisa: Engenharia e Economia na Agricultura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/ 2010). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/ 2001). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/ 1998). Professora da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Departamento de Ciências Econômicas de Campos e no Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP).

 

VERA LÚCIA SALAZAR PESSOA 
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (1974), especialização em Geografia Humana pela PUC/ Minas(1977), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação em Geografia/UFG/CAC. 

 

VICENTE EUDES LEMOS ALVES 
É Professor Doutor no Departamento de Geografia, Instituto de Geociências (IG) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

 

Vinícius Biazotto Gomes

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista  UNESP (Presidente Prudente). Técnico de Gestão Pública do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina  IPPUL. Foi membro da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias  ReCiMe. 

 

VINICIUS DA SILVA SEABRA 
É professor doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (DGEO-FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo. Também é coordenador adjunto e professor do programa de pós graduação em Geografia do DGEO-FFP e coordenador do grupo de pesquisa Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento, na mesma instituição.

 

Vitor Koiti Miyazaki

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia Universidade Estadual Paulista  UNESP (Presidente Prudente). Professor da Universidade Federal de Uberlândia  UFU, Campus Pontal (Ituiutaba). É membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais  GAsPERR, da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias  ReCiMe e do Observatório das Cidades. 

 

VIVIAN ALBANI

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ipes, campus Colatina) desde 2009, lecionando no curso de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufes na linha de pesquisa Estudos Urbanos e regionais com ênfase em geografia urbana. É membro do Laboratório de Estudos Urbano-Regionais, das Paisagens e dos Territórios (Laburp) da Ufes.

 

WILLIAM RIBEIRO DA SILVA 
Professor associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ. Doutor e Mestre em Geografia pela UNESP. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE). Membro do ReCiMe. Pesquisador do CNPq.

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR