ONILDO ARAUJO DA SILVA 
Licenciado em Geografia pela UEFS. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Doutor em Geografia pela USC-Espanha. Professor Adjunto da UEFS. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa GEOMOV-UEFS. Autor do livro Geografia: Metodologia e Técnicas de Ensino (EDUEFS).

 

ORIOL NELLO 
Geógrafo,vice-presidente do Instituto Catalão do Solo Cartográfico da Catalunha e é membro dos conseIho. Desde 1988, combina o trabalho político em Geografia na (UAB). De 1999 a 2004, foi deputado no Parlamento da atalunha.Publicou vários livros sobre planejamento e organização administrativa, incluindo as grandes cidades espanholas na virada do século XX

 

PAULO CESAR XAVIER PEREIRA 
Professor da USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Dedica-se à pesquisa das condições sociais do desenvolvimento técnico da indústria da construção na cidade de São Paulo com ênfase na perspectiva dos Fundamentos Sociais da Arquitetura, do Urbanismo da Urbanização. Foi assessor da Pro-Reitoria de Cultura e Extensão Universitaria da USP, presidente da Comissão de Graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design da FAU. 

 

PAULO TERRA
Doutor em História, professor de História do Brasil na Universidade Federal Fluminense e pesquisador na área da história social do trabalho. Entre suas diversas publicações, destaca-se o livro Cidadania e trabalhadores: cocheiros e carroceiros no Rio de Janeiro (1870-1906), publicado em 2013 pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, como resultado de premiação.

 

PEDRO HENRIQUE PEDREIRA CAMPOS 
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuando também no Programa de Pós-Graduação de História da UFRRJ e no Programa de Pós-Graduação de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador, junto com Rafael Vaz da Motta Brandão, do Laboratório de Economia e História da UFRRJ (LEHI).

 

PERLA ZUSMAN 
É investigadora Independiente, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Profesora Titular, Departamento de Geografía, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.  Linhas de pesquisa: Historia del Pensamiento Geográfico, procesos de formación territorial, representaciones culturales del territorio y las fronteras, paisaje y patrimonio en tiempos de globalización. 

 

RAFAEL MAUL DE CARVALHO COSTA 
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a tese Escravizados na Liberdade: Abolição, Classe e Cidadania na Corte Imperial publicada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). Professor de História com experiência na rede básica federal (CApUFRJ), estadual (RJ) e municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, Professor adjunto do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

RAFAEL STRAFORINI 
Professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp.

 

RAFAEL VAZ DA MOTTA BRANDÃO 
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor visitante do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Coordenador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  (LEHI/UFRRJ).

 

RAFAEL WINTER RIBEIRO 
Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela UFRJ, mestrado e doutorado em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia da UFRJ, do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.

 

RALF RUCKUS 
Divide seu tempo entre Alemanha, a Polônia e a China. Desde 2005 ele pesquisa a situação e as lutas dos trabalhadores migrantes, as relações de gênero e processos referentes à composição de classes na China. É autor e tradutor de vários textos sobre estes temas e outros para o coletivo gongchao ou para o arquivo de história social online Sozialgeschichte-Online. Também é tradutor e organizador de diversos livros sobre o assunto tanto para alemão como inglês.

 

RAQUEL VARELA  
Doutora em História Política e Institucional - Instituto Universitário de Lisboa), docente do Instituto  Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Internacional de História Social de Amsterdã. Autora de História da Política do IIC Revolução dos Cravos (Lisboa: Bertrand, 2011). 

 

RAÚL ZIBERCHI 
Jornalista uruguaio, analista internacional do jornal La Jornada (México), Brecha (Uruguai), Center for International Policy (EUA) e diversos meios de comunicação na América Latina e Europa. Docente e investigador sobre movimentos sociais. Colabora com organizações sociais e regionais. Integra o Centro Internacional de Estudios Sociales (CIES) e a Frente Interbarrial, em Montevidéu. Entre a suas publicações mais recentes incluem: Política e Pobreza (20l2), Autonomia e emancipação: a América Latina em Movimento (2008), e Dispersar o poder: movimentos como poderes anii-Estado (2006). 

 

REGINA BIENENSTEIN 
Arquiteta e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Syracuse. Doutora em arquitetura e urbanismo pela USP. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFF. Pesquisadora associada do Núcleo de estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF).

 

REGINA CELlA DE MATTOS  
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Flurniense 
(1975), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: espaços produtivos, (traballho feminino, espaço e saúde, dinâmica das relações sociais,espaço rural).  

 


REGINA HELENA TUNES 
Professora Adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia do IGEOG/UERJ atuando nas temáticas de Geografia Econômica e Regional. 

 

RENATO EMERSON NASCIMENTO DOS SANTOS 
Geógrafo. Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (campus de São Gonçalo), onde coordena o NEGRAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais). Foi diretor da Seção Rio de Janeiro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2006-2008). Entre 1996 e 2002, atuou no Pré-Vestibular para Negros e Carentes da Rocinha, como professor de Geografia, de Cultura e Cidadania e como coordenador.

 

RENATO LUÍS DO COUTO NETO E LEMOS 
É historiador graduado, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Depois de vinte anos como pesquisador profissional, tendo atuado no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, no Museu da República e no Museu Casa de Benjamin Constant, ingressou em 1998, por concurso, no quadro docente do então Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor titular de História do Brasil do Instituto de História da UFRJ, onde leciona e orienta alunos de graduação e pós-graduação e coordena o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (LEMP).

 

RHANNA CRISTINA DAS CHAGAS LEONCIO  
Graduanda em Geografia da FFP/UERJ. Bolsista PIBIC-CNPq.

 

ROBERT KURZ 
Viveu em Nuremberg como publicista autônomo. Foi cofundador e redator da revista teórica (EXIT! - Critica e Crise da Sociedade da Mercadoria). A área dos seus estudos abrangeu a teoria da crise e da modernização, a análise crítica do sistema mundial capitalista, a crítica do Iluminismo e a relação entre cultura e economia. 

 

ROBERTO ALVES SIMÓES 
Professor da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Simões está na luta em defesa dos trabalhadores da educação desde a década de 1990, sendo dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe/RJ). Doutorou-se, em 2016, pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UERJ. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2009, pela UFF e especializou-se, em 2002, em Educação Física Escolar, pela mesma universidade, graduando-se em Educação Física, pela UFRJ, em 1978. Membro do Centro de Pesquisa Marxismo, Educação e Emancipação Humana, no Instituto Noroeste Fluminense, da Universidade Federal Fluminense, investiga as relações sociais que se processam no interior da escola pública, as políticas de Estado para a educação e sua interferência nas relações de trabalho. Os instrumentais teóricos utilizados pelos trabalhadores da educação na luta de classes são também objeto de profunda observação científica, na sua práxis política. Seus estudos de economia política, sociologia política, filosofia e história da educação fundamentam suas pesquisas sobre como as organizações não governamentais (ONGs) tornaram-se um dos principais instrumentos da privatização da educação e do ensino públicos no Brasil, objeto de sua tese de doutoramento, ora publicada na forma no presente livro.

 

ROBERTO KANT DE LIMA
É Doutor em Antropologia pela Harvard University (1986), pós-doutorado na University of Alabama at Birmingham (1990). É graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968) e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional UFRJ (1978). Desde 2009, é Coordenador do INCT-InEAC - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Atualmente também é Coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos (NEPEAC/PROPPI/UFF). É professor dos Programas de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense e em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Bolsista do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. É professor titular aposentado do Departamento de Antropologia e professor aposentado adjunto do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito, ambos da Universidade Federal Fluminense.

 

ROBERTO LEHER 
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, atualmente é Reitor da instituição (julho de 2015 –julho de 2019). 

 

ROBERTO MORAES PESSANHA 
Professor e pesquisador atuante com investigações atuais no campo ?Espaço-Economia?. Doutor pelo PPFH/UERJ com estágio doutoral na Universidade de Barcelona e mestre pela Coppe/UFRJ. Um dos organizadores e autor de dois capítulos do livro Economia e Desenvolvimento no Norte-Fluminense: da cana-de açúcar aos royalties do petróleo. Desde 2004 é autor de um blog com expressivo volume de visitas diárias, que tem seu nome como título: http://robertomoraes.com.br

 

RODRIGO CORREA EUZEBIO  
Aluno de Especialização em Dinâmica Urbano Ambiental. do Programa de Pós Graduação da FFP/UERJ. Graduado em Geografia pela FFP/UERJ. Bolsista PROATEC nível 3 da UERJ-SR2-DEPESQ.

 

ROGÉRIO RIBEIRO DE OLIVEIRA  
Presentemente está realizando estágio pós-doutoral do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ). Seu interesse maior é o estudo das interações entre sociedade e natureza ao longo do tempo. Suas pesquisas combinam as abordagens da ecologia histórica, da ecologia da paisagem e da história ambiental. 

 

OMULO MATTOS  

Doutor em História pela Universidade Fluminense e docente do curso de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É pesquisador do Laboratório Urbanos, da Fundação Getúlio Vargas.

 

RUBÉN VEGA 
É Professor da Universidade de Oviedo. É especialista em História Oral, responsável pelo Arquivo de Fontes Orais para a História Social das Astúrias.

 

RUBIN SANTOS LEÃO DE AQUINO 
Licenciado em História. Desde os 15 anos envolveu-se em política, filiando-se ao Partido Tra­balhista Brasileiro, ao Movimento Democrá­tico Brasileiro (1965-1981), ao Par­tido dos Trabalhadores (1981-2005) e ao Partido Socialismo e Liberdade). Durante a ditadura militar foi preso e processado, atuou no Co­mitê Brasileiro pela Anistia (CBA­- RJ) e no Grupo Tortura Nunca Mais, onde foi secretário e depois vice- presidente. Sindicalista, foi comando de greve em 1979, parti­cipou de congressos e encontros da categoria profissional, inclusive in­tegrando a diretoria do SINPRO-R] (1993-1996).  

 

RUY MOREIRA 
G
raduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor honoris causa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é professor do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). E é autor de artigos e livros voltados para o cruzamento da pesquisa teórica e da pesquisa da forma concreta de organização que elucide o modo estrutural e de ordenação geográfica da sociedade brasileira, analisada pelo ângulo espacial, própria dos geógrafos, com que seus analistas e intérpretes pouco ou nada têm-se ocupado, de que fazem parte O Movimento Operário e a Questão Cidade-Campo no Brasil, publicado em 1985 pela Editora Vozes e reeditado em 2013 em versão revista e atualizada pela Editora Consequência, Formação do Espaço Agrário Brasileiro, publicado em 1990 pela Editora Brasiliense, Sociedade e espaço geográfico no Brasil, publicado em 2011 publicado pela Editora Contexto, e A Formação Espacial Brasileira – Uma contribuição crítica à geografia do Brasil, também de publicação da Editora Consequência.  

 

SANDRA LENCIONI 
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, Professora Titular do Departamento de Geografia, defendeu tese de Iívre docência em 1997, tendo desenvolvido seu pós-doutorado em 1992, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo, (1975) e Licenciatura em Geografia, também pela mesma universidade e ano. O rnestrado e o doutorado são em Geografia (Geografia Humana), sendo o primeiro título de 1985 , o segundo, de 1991, ambos obtidos na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da região, etrópole, indústria e São Paulo.  


SAINT-CLAIR CORDEIRO DA TRINDADE JÚNIOR,
Geógrafo e Bacharel em Direito, Doutor em Geografia Humana, Professor Titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UniversidadeFederal do Pará (UFPA) e bolsista 1C de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma entidade do governo brasileiro voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico. Sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). 

 

SIMON BOLÍVAR 
Liderou a libertação do maior complexo colonial que conheceu o mundo moderno: as terras e povos de todas as Américas dominadas pelo grande Império Espanhol.

 

SUELI ÂNGELO FURLAN
Professora Assistente Doutora do Depto. de Geografia - FFLCH-USP desde 1986; Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo, Bacharel e licenciada em Biologia e Geografia pela mesma Universidade. Chefe do Departamento de Geografia  FFLCH-USP (2019- 2020). Secretaria Geral da ANPEGE (2018-2019).

 

TALITHA MIRIAN DO AMARAL ROCHA 
É Mestranda em Antropologia da UFF, Bolsista Capes.

 

TATIANA MALHEIROS 
É professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), realiza pesquisa nas áreas de Geografia e Ensino e Geografia do Clima com ênfase em Clima Urbano.

 

TEREZA CONI AGUIAR 
Graduada em Geografia pela UFRJ (bacharelado) e pela UNESP/Rio Claro (Licenciatura). Doutora em Geografia pela UFF e Mestre em Geografia pela UFRJ. Geógrafa aposentada do IBGE atuou durante anos em pesquisas sobre agricultura brasileira, diagnósticos e indicadores ambientais e de desenvolvimento sustentável. Atualmente presta consultorias pela ASPLANDE – Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento.

 

TIAGO BERNARDON DE OLIVEIRA
Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi professor da Educação Básica no município de Resende (RJ) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde realizou, no campus de Guarabira, atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à estruturação do Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades (NDH-CH/UEPB). Integrante da diretoria da ANPUH-PB por três ocasiões.

 

TIAGO VELOSO DOS SANTOS 
Geógrafo. Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Sócio- efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

 

TIMO BARTHOLL  
Geógrafo pelas Universidades de Tübingen/Alemanha (mestrado) e Federal Fluminense, Niterói/Brasil (doutorado), atualmente Pesquisador Associado da Universidade de Loughborough/Inglaterra no projeto NutriCities que visa explorar relações existentes e possíveis entre territórios periféricos urbanos, a agroecologia e o horizonte da soberania alimentar. Integrante do Coletivo Roça! (Coletivismo econômico e espaço comunitário) com base na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Busca articular a atuação em movimentos sociais com um fazer geográfico emancipatório numa perspectiva de Geografia em movimento(s). 

 

VERA LÚCIA SALAZAR PESSOA 
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (1974), especialização em Geografia Humana pela PUC/ Minas(1977), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação em Geografia/UFG/CAC. 

 

VICENTE EUDES LEMOS ALVES 
É Professor Doutor no Departamento de Geografia, Instituto de Geociências (IG) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

 

WILLIAM RIBEIRO DA SILVA 
Professor associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ. Doutor e Mestre em Geografia pela UNESP. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE). Membro do ReCiMe. Pesquisador do CNPq.

 

X
Seja Bem-vindo!
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR