|
|
|
Erika Vanessa Moreira Santos
Doutora (2012), mestre (2007) e graduada (licenciatura/ 2003) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/ Presidente Prudente). É professora na Universidade Federal Fluminense, onde atua no curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG).
Everaldo Santos Melazzo
Possui doutorado em Geografia (Unesp/PP), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) e graduação em Economia (UFU). É professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, atuando nos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. ORCID: 0000-0002-1702-7010
ESTHER KUPERMAN
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é professora do Colégio Pedro II.
Eudes Leopoldo
Pesquisador e Fundador do Observatório Latino-americano de Pesquisas sobre Questões Regionais (RegionAL). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Professor Permanente do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia e do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano da Amazônia. Pós-doutor em Geografia Regional pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador geral do I Simpósio Nacional de Geografia Regional (I SINGER) em 2019,
FABIO BETIOLI CONTEL
Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-doutorado na The School of Geography of the University of Oxford, U.K. (2017/2018). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994).
FÁBIO DE MACEDO TRISTÃO BARBOSA
Natural da cidade de Goiandira-GO. Graduou-se em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, hoje Universidade Federal de Catalão. Fez mestrado pela Universidade Federal Fluminense e doutorado pela Universidade de São Paulo. Foi professor da rede básica de ensino no Estado do Tocantins, atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Formosa, Goiás. Com as suas pesquisas o autor aos poucos se consolida na área da geografia urbana. Uma geografia urbana que tem como tema central a análise da classe trabalhadora no fazer da cidade.
FÁBIO LUCAS PIMENTEL DE OLIVEIRA
Doutor e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp.
FABIO REIS MOTA
É doutor em Antropologia (PPGA/UFF), com bolsa sanduíche em Paris X e EHESS. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (GAP/PPGA-UFF). Coordenador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP) e pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC/UFF).
Felipe Moura Fernandes
Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DGEO/FFP/UERJ).
FELIPE ABRANCHES DEMIER
Felipe Abranches Demier é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutor na Escola de Serviço Social da UFRJ. Coordenou o livro As transformações do PT e os rumos da esquerda no Brasil (Rio de Janeiro: Bom Texto, 2003) e é autor de O longo bonapartismo brasileiro, 1930-1964 (Rio de Janeiro: Mauad, 2013). É também editor do Blog Convergência. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Mundos do Trabalho da Universidade Federal Fluminense.
Felipe Radicetti:
Organista e compositor de formação clássica, é criador de música para TV, cinema, teatro e do cancioneiro popular. Mestre em Música e Educação pela UniRio, publicou os livros Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais (2018) e Trilhas Sonoras: o que escutamos no cinema, no teatro e nas mídias audiovisuais (2020), ambos pela Ed. InterSaberes. Em 2020, lançou o EP digital Lorca, reunindo canções de sua autoria sobre poemas do poeta espanhol. Em sua discografia, figuram os seguintes títulos: America (2015), Europa (2013), Sagrado Profano (2009), SuperLisa (lançado em 2003 no Brasil e em 2005 no Japão) e Homens Partidos (2000), que inclui a canção Moleque-marraio, classificada para as semifinais do Festival da Música Brasileira da Rede Globo de 2000. De sua produção para a música de concerto, a cantata A Revolta dos Posseiros para tenor, coro e orquestra estreou em outubro de 2019, no Paraná; antes, em maio, a suíte O Golpe para violoncelo e orquestra de cordas foi apresentada na Sala Cecília Meireles pela Orquestra Sinfônica da UniRio, sob
FLÁVIA ELAINE DA SILVA MARTINS
Professora dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia da UFF. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade de São Paulo, graduação em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É coordenadora junto ao Programa de Iniciação Científica à Docência (PIBID). Realiza pesquisa nas áreas de projetos urbanos, metodologias para a construção de projetos urbanos populares, gestão urbana, espaço e cotidiano nas metrópoles.
FLAVIA MEDEIROS
Doutora (2016) e Mestre (2012) em Antropologia pelo PPGA/UFF. É também graduada em Ciências Sociais/UFF (2011). Atualmente, é pesquisadora de pós doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/PPGA/UFF). Desde 2009, é pesquisadora associada ao INCT-InEAC, com sede no do NEPEAC/PROPPi/UFF e do NEIP.
FLÁVIO MIRANDA
Professor de Economia Política na UFRRJ, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF (NIEP-Marx), mestre em economia pela UFRJ e doutor em economia pela UFF.
FLORIANO JOSÉ GODINHO DE OLIVEIRA
Possui Bacharelado e em Licenciatura de Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1986/1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado na Universidade de Barcelona, Espanha (2009/2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com atuação no Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e no programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/FFP/UERJ).
Francismar Cunha Ferreira
Geógrafo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Laboratório de Estudos Urbano-regionais, das Paisagens e dos Territórios (Laburp). Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia Econômica e Geografia Urbana com ênfase nos estudos sobre dinâmicas territoriais da indústria de petróleo e gás, reestruturação produtiva, metropolização e espaço urbano e regional.
FREDERICO POLICARPO
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ-2003), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF-2007), Doutorado em Antropologia pela mesma universidade(PPGA/UFF-2013), com bolsa-sanduíche para University of California, Hastings College of the Law/EUA (CAPES/2011-2012). É pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia- Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense e do Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre Psicoativos (NEIP).
Gabriel Carvalho da Silva Leite é Bacharel
Licenciado em Geografia (2018) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (2020) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, instituição onde atualmente realiza doutorado em Desenvolvimento Socioambiental. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ordenamento Territorial e Urbanodiversidade na Amazônia, no qual também foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2017-2018). Atua na área de Geografia Urbana e Regional, com ênfase nos seguintes temas: planejamento urbano e regional e ordenamento territorial; economia urbana; e Amazônia e pensamento crítico contemporâneo.
GELSOM ROZENTINO DE ALMEIDA
Professor associado e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), procientista Faperj/UERJ, coordenador do TEMPO (Núcleo de Pesquisa de Território, Movimentos Sociais e Relações de Poder), coordenador do GT História e Marxismo da Anpuh.
GEO BRITTO
Trabalha no Centro de Teatro do Oprimido-CTO desde de 1990, tendo já realizado e coordenado vários projetos no CTO e realizado oficinas, palestras e apresentações em dezenas de p
Gilberto de Miranda Rocha
Bacharel em Geografia (UFPA, 1982), Mestrado em Geografia (UNESP/Rio Claro, 1987), Doutorado em Geografia (USP, 1999) e Pós - Doutorado em Ordenamento Territorial (Université Sorbonne Paris Nord, 2015). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. É autor de vários artigos em revistas científicas e livros abordando a temática de dinâmica e gestão do território. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, Diretor Geral do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA e Pesquisador Produtividade PQ 2 CNPQ.
GILMAR MASCARENHAS DE JESUS
Professor associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UERJ). Enq
GLAUCE BATISTA JUNIOR
Mestre em Educação - FFP/UERJ. Graduada em Geografia - FFP/UERJ
Glauco Bruce Rodrigues
Universidade Federal Fluminense; Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. Coordena o Núcleo de Estudos sobre o Território e Conflitos Sociais.
GLAUCIO JOSÉ MARAFON
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Possui Gra-duação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1983), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GUILHERME DOS SANTOS CLAUDINO
Professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Graduação (2015) em Geografia e Doutorado (2019) pela FCT de Presidente Prudente - SP da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Membro do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais). Bolsista BEPE/FAPESP na Universidade de Barcelona.
Guilherme Moreira de Sousa
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP (Presidente Prudente). Foi bolsista de iniciação científica da FAPESP e do CNPq e membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais GAsPERR e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe.
Hanilton Ribeiro de Souza
Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus V). Professor de Geografia do Ensino Médio no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves (SEC/BA). Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR/UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa A Cidade e o Urbano (UNEB). E líder do Grupo de Pesquisa GEOREDE - Cartografia das (Geo)grafias Experienciadas, Aprendidas e Ensinadas.
Helbert Michel Pampolha de Oliveira
Bacharel e Licenciado em Geografia (2017) pela Universidade Federal do Pará, instituição onde se tornou Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (2019) e realiza o curso de doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ordenamento Territorial e Urbanodiversidade na Amazônia, no qual também foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2013-2017). Atua na área de Geografia Urbana e Regional, voltando-se principalmente para estudos e pesquisas relacionados aos seguintes temas: cidades e centralidades urbanas na Amazônia; teoria regional e regionalização; políticas de desenvolvimento e de ordenamento territorial; e Amazônia e pensamento crítico contemporâneo.
HUGO BELLUCCO
Mestre em Teoria Literária pela Unicamp e doutor em História Social pela UFF, onde defendeu a tese “Ciências Sociais e Pensamento Político: o grupo da USP e a frente democrática a partir dos semanários Opinião e Movimento (1972-1981)”. Atualmente trabalha como professor de História do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, RJ.
ILAINA DAMASCENO
É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na qual integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Realiza pesquisa nas áreas de Educação Geográfica e Geografia Humana.
IGOR VENCESLAU
Doutorando em geografia humana na Universidade de São Paulo. Mestre em geografia humana pela USP (2017). Graduado em geografia (2011) com especialização em ensino de geografia (2014) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros - seção São Paulo (AGB SP). Pesquisador vinculado ao LABOPLAN Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental da USP, onde desenvolve projetos de pesquisa sobre logística dos Correios e comércio eletrônico no Brasil, com financiamento da FAPESP.
ISAQUE DOS SANTOS SOUSA
Geógrafo pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP. É docente do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e dos Programas de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua/UEA e em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
Isabela Habib Canaan da Silva
Professora Associada do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (DGEO/FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia do DGEO/FFP, integrante do grupo de pesquisa Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento (DAGEOP) e coordenadora editorial da revista Tamoios. Geógrafa formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em meio ambiente pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ).
IVAN ZANATTA KAWAHARA
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFF (2012), especialização em Sociologia Urbana pela UERJ (2018) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ (2018). Atualmente é doutorando do PPG em Arquitetura e Urbanismo na UFF, Pesquisador do Laboratório de Estudos da Legislação Urbanística - LabLegal vinculado à EAU UFF.