Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > SUBALTERNOS EM MOVIMENTO:Mobilização e enfrentamento à dominação no Brasil. Marco Pestana, Rafael Maul de C. Costa e Tiago Bernardon (Org.)

 

SUBALTERNOS EM MOVIMENTO: Mobilização e enfrentamento à dominação no Brasil

Marco Marques Pestana e Rafael Maul de Carvalho Costa e Tiago Bernardon de Oliveira (Organizadores)

 

SINOPSE: Resultado de um esforço coletivo de 15 anos do Observatório da História da Classe Trabalhadora, antes denominado Grupo Mundos do Trabalho-UFF, e parte de uma coleção que tem o mesmo compromisso militante, esta obra nos permite olhar, em perspectiva histórica, os fluxos e contrafluxos da luta social no Brasil. Em maior ou menor grau, com limitações e possibilidades variáveis, uma resistência sempre foi oferecida pelos trabalhadores e oprimidos. Hoje não é diferente. Se, na atual conjuntura, a produção marxista de análises concretas de situações concretas – como são as contidas neste livro – evidencia, no Brasil e no mundo, uma realidade marcada por uma correlação de forças desfavorável à classe trabalhadora, o fato é que apenas tais análises podem ser úteis à compreensão e à transformação dessa mesma realidade, que, aliás, urge ser transformada.  

 

SOBRE OS ORGANIZADORES: Marco Marques Pestana é Professor de História do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES). Mestre e doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF). Desenvolve pesquisas sobre temas relacionados à história das favelas cariocas, com destaque para os movimentos sociais e as políticas públicas relativas a esses espaços. Publicou diversos artigos e capítulos de livros, sendo autor do livro "A União dos Trabalhadores Favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)". Rafael Maul de Carvalho Costa é Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a tese Escravizados na Liberdade: Abolição, Classe e Cidadania na Corte Imperial publicada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). Professor de História com experiência na rede básica federal (CApUFRJ), estadual (RJ) e municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, Professor adjunto do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tiago Bernardon de Oliveira é Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi professor da Educação Básica no município de Resende (RJ) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde realizou, no campus de Guarabira, atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à estruturação do Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades (NDH-CH/UEPB). Integrante da diretoria da ANPUH-PB por três ocasiões.

 

FICHA TÉCNICA:

EDITORA CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Português    

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0cm

EDIÇÃO: 1ª – 2017

PÁGs. 233

LOMBADA: 1,0 cm

ISBN: 9788569437369

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR