Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > POR UMA GEOGRAFIA EM MOVIMENTO:A ciência como ferramenta de luta. Autor: Timo Bartholl

 

POR UMA GEOGRAFIA EM MOVIMENTO:

A ciência como ferramenta de luta

Coleção Saberes, Territórios, Movimentos

CICLO 1

Timo Bartholl (Autor)

 

SINOPSE: Qual ciência queremos e precisamos para o fortalecimento das lutas das classes periféricas? Qual epistemologia, quais ferramentas metodológicas, conceituais e teóricas temos e/ou devemos desenvolver para fortalecer a ciência em sua função de servir a essas classes e suas lutas? A proposta neste Ciclo 1 “Saberes” da coleção “Saberes, territórios, movimentos” é refletir questões como estas a partir da convicção de que Geografia(s) em movimento(s) podem e devem ser uma ferramenta de luta do e para o movimento social. Militantes de movimentos sociais podem ser pesquisadores, e pesquisadores podem ser militantes numa perspectiva de articulação de movimento social e Geografia, na qual lutamos para transformar, investigamos para compreender e refletimos para participar de um diálogo de sAté que ponto e de que maneira favelas são territórios constituídos por práticas resistentes, de forma implícita e explicita, que contribuem para a construção de uma outra so(c)i(e)dade – de todos e todas, horizontal, descentralizada, autogerida, solidária e justa? Abordar – seja na questão acima, no âmbito de uma pesquisa, na vida – periferias urbanas como “territórios de resistência” representa, ao mesmo tempo, perspectiva de análise científica, proposta de luta e projeção de outros futuros possíveis. O objetivo específico da pesquisa que fundamenta a coleção “Saberes, territórios, movimentos”, organizada em três ciclos, tem sido acompanhar, refletir e discutir o trabalho de movimentos sociais de base que atuam em favelas no Rio de Janeiro para alcançar um melhor entendimento das formas de resistência e territorialização, expressas na relação “favela como território” e “movimento social de base que nele se territorializa”. Experiências de uma investigação militante levam à necessidade e possibilidade de melhor compreender a função da ciência como possível ferramenta de luta (Ciclo 1 “Saberes”, apresentado neste livro), refletir a multiterritorialidade de relações de dominação e resistência que constituem as periferias urbanas (Ciclo 2 “Territórios”) e conhecer melhor o trabalho de movimentos sociais de base atuantes em favelas do Rioaberes que potencializa a luta popular.

 

SOBRE O AUTOR: Timo Bartholl Geógrafo pelas Universidades de Tübingen/Alemanha (diploma) e Federal Fluminense, Niterói/Brasil (doutorado), atualmente Pesquisador Associado da Universidade de Loughborough/Inglaterra no projeto NutriCities que explora relações existentes e possíveis entre territórios periféricos urbanos, a agroecologia e o horizonte da soberania alimentar. Integrante do Coletivo Roça! com base na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Busca articular, numa perspectiva emancipatória, a atuação em movimentos sociais de base com fazeres geográficos em movimento.

 

FICHA TÉCNICA:

EDITORA CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, POLÍTICA.

IDIOMA: Português        

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0cm

EDIÇÃO: 1ª – 2018

PÁGs. 168

LOMBADA: 0,80 cm   

ISBN: 9788569437499

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR