Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > POLÍTICA ECONÔMICA NOS ANOS DE CHUMBO. Mônica de Souza Nunes Martins, Pedro Henrique Pedreira Campos e Rafael Vaz da Motta Brandão (Organizadores)

 

POLÍTICA ECONÔMICA NOS ANOS DE CHUMBO

Mônica de Souza Nunes Martins, Pedro Henrique Pedreira Campos e Rafael Vaz da Motta Brandão (Organizadores)

 

SINOPSE: Qual o papel do regime ditatorial militar inaugurado em 1964 no processo de acumulação capitalista no Brasil? Seria possível entender o próprio processo de acumulação capitalista sem buscar entender sua relação intrínseca com o Estado em determinado período histórico? Os trabalhos reunidos nesse volume apresentam uma contribuição decisiva na resposta a esta questão, lançando luz sobre as relações orgânicas entre a formação de impérios econômicos e o período de exceção. Partindo de uma base teórica marxista, não se contenta em reafirmar considerações abstratas: apresenta a concretude desse processo na análise de alguns setores econômicos decisivos a partir das políticas públicas impulsionadas pelo regime. A alta taxa de exploração da classe trabalhadora brasileira, patrocinada pela política permanente de arrocho salarial e de flexibilização do mercado de trabalho com lei do FGTS, com a permissão do emprego de crianças de 12 anos de idade, entre outras medidas, criaram um “ambiente de negócios” bastante favorável ao grande capital. Daí que aquele regime tenha sido, entre outras coisas, um grande negócio para a burguesia. (...) Prof. Demian Bezerra de Melo.

 

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Mônica de Souza Nunes Martins é doutora em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atua também no Programa de Pós-Graduação em História (PPHR) e no PPG Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS), ambos na UFRRJ. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Propriedade e suas Múltiplas dimensões (NUPEP).

Pedro Henrique Pedreira Campos é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuando também no Programa de Pós-Graduação de História da UFRRJ e no Programa de Pós-Graduação de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador, junto com Rafael Vaz da Motta Brandão, do Laboratório de Economia e História da UFRRJ (LEHI).

Rafael Vaz da Motta Brandão é doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor visitante do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Coordenador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  (LEHI/UFRRJ).

 

FICHA TÉCNICA:

EDITORA CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS.

IDIOMA: Português                                                                                                                              

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0cm

EDIÇÃO: 1ª – 2018

PÁGs. 320

LOMBADA: 1,6 cm

ISBN: 9788569437420

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR