Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > DOMINAÇÃO E APROPRIAÇÃO Na luta por espaço urbano. Márcio Piñon de Oliveira, Letícia de Carvalho Giannella e Flávia Elaine da Silva Martins (Org.)

DOMINAÇÃO E APROPRIAÇÃO

Na luta por espaço urbano

 

Márcio Piñon de Oliveira, Letícia de Carvalho Giannella e Flávia Elaine da Silva Martins (Organizadores) 

SINOPSE: Desde que as cidades deixaram de ser apenas espaços de relações que abrigavam centralidades, concentravam excedentes do campo e assentavam o locus do poder político e sua reprodução, para se tornarem lugares de (re)produção e consumo capitalista em escalas que tendem ao global, seus espaços tornaram-se mercadorias e, cada vez mais, alvos de disputas e negócios que os promovem de acordo com os interesses do capital, em especial, do capital financeiro e das classes que ocupam posições estratégicas e gerenciais no Estado.

Neste contexto, com a cidade sendo tomada por tais intencionalidades, devemos ter atenção às disputas em torno das diferentes formas de dominação e apropriação do espaço, tanto no campo simbólico quanto material. As distintas formas de lutas/disputas não ocorrem somente na confrontação política de diferentes classes e grupos sociais em torno de determinados eventos ou acontecimentos, mas se encontram diluídas e, por vezes, invisibilizadas no cotidiano da cidade e suas práticas espaciais. Essas podem ter como centro ou alvo de disputa projetos de intervenções ou reformas urbanas, projetos de políticas de segurança, programas habitacionais, políticas culturais, dentre outros objetos. O jogo espacial, porque político, social, econômico e cultural, é contínuo e incessante e se realiza através de diferentes formas de dominação e apropriação na reprodução da vida urbana cotidiana e nos seus diferentes espaços – área central e centros históricos, zonas portuárias, subúrbios/periferias, favelas, conjuntos habitacionais, bairros ou zonas de elites etc.

Sobre os organizadores: Márcio Piñon de Oliveira é Professor dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Geografia da UFF. Doutor em Geografia Humana (USP). Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Realiza pesquisa nas áreas de geografia urbana, políticas urbanas, gestão urbana, cidade e cidadania. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (NEURB). Bolsista Produtividade do CNPq. Flávia Elaine da Silva Martins é professora dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia da UFF. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade de São Paulo, graduação em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É coordenadora junto ao Programa de Iniciação Científica à Docência (PIBID). Realiza pesquisa nas áreas de projetos urbanos, metodologias para a construção de projetos urbanos populares, gestão urbana, espaço e cotidiano nas metrópoles. Letícia de Carvalho Giannella Pesquisadora em Informações Geográficas e Estatísticas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com estágio de pesquisa na Universitat de Barcelona (UB). Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduada em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalha atualmente com os seguintes temas: produção do espaço urbano, direito à cidade, movimentos sociais, conflitos socioambientais.

 

FICHA TÉCNICA:

EDITORA CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS.

IDIOMA: Português                                                                                                                              

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0cm

EDIÇÃO: 1ª – 2018

PÁGs. 448

ISBN: 9788569437567

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR