Menu > Catálogo > A "INDÚSTRIA" DOS FUNDOS FINANCEIROS:Potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo. Autor:Roberto Moraes Pessanha

 

A "INDÚSTRIA" DOS FUNDOS FINANCEIROS:

Potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo

Autor: Roberto Moraes Pessanha

 

SINOPSE: Roberto Moraes Pessanha apresenta uma análise da frenética mobilidade dos fundos financeiros no capitalismo contemporâneo no qual as finanças desenvolvem um mundo de ficção em que o valor se confunde com o antivalor, e o capital, com capital fictício. Central no texto, a discussão dos fundos financeiros se constitui na motivação escolhida para nos alertar sobre os riscos da barbárie que nos ronda nessa fase de desenvolvimento capitalista que pode comprometer todo o processo civilizatório que experimentamos até agora. O desvendamento que faz busca sensibilizar e motivar os leitores a compartilharem com ele o tema, que permite de maneira indiscutível conhecer os labirintos do capitalismo contemporâneo. Roberto procura compreender o capital em movimento, qualificando-o como helicoidal, um movimento em torno de um eixo que jamais passa por um mesmo ponto e, portanto, não constrói círculos e nem elipses que se fecham em si, mas trajetórias helicoidais em que o plano seguinte do movimento se situa num outro patamar. A imagem é de um movimento em espiral no qual a valorização e a capitalização ? essa última relativa ao mundo das finanças ? se movem em conjunto. Pessanha se debruça sobre um tema novo que, em geral, não é de fácil interpretação. Seu livro, porém, tem o mérito de permitir o entendimento pelos não especialistas nas finanças, por aqueles que simplesmente querem tornar claro o capitalismo contemporâneo. E porque somente compreendendo este mundo é possível projetar mudanças.

O convite à leitura instigante está feito com a convicção de que este livro tem muito a nos ensinar. 

Sandra Lencioni

Professora titular do Departamento de Geografia da FFLCH da USP.

 

Sobre o Autor: Roberto Moraes Pessanha Professor e pesquisador atuante com investigações atuais no campo ?Espaço-Economia?. Doutor pelo PPFH/UERJ com estágio doutoral na Universidade de Barcelona e mestre pela Coppe/UFRJ. Um dos organizadores e autor de dois capítulos do livro Economia e Desenvolvimento no Norte-Fluminense: da cana-de açúcar aos royalties do petróleo. Desde 2004 é autor de um blog com expressivo volume de visitas diárias, que tem seu nome como título: http://robertomoraes.com.br.

 

FICHA TÉCNICA:

EDITORA CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: ECONOMIA, GEOGRAFIA.

IDIOMA: Português                                                                                                                              

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0 cm

EDIÇÃO: 1ª ? 2019

PÁGs. 224

LOMBADA: 1,5 cm

ISBN: 9788569437642

 

PagSeguro (Boleto ou Cartão)
1
X
48,00
Retirar no local: Consequencia Editora
1
X
48,00
X
Seja Bem-vindo!
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR