Menu > Catálogo > CONVERSAS NA ESCADA Currículo, Docência e Disciplina Escolar. Ana Angelita da Rocha, Ana Maria Monteiro e Rafael Straforini (Organizadores)

 

CONVERSAS NA ESCADA

Currículo, Docência e Disciplina Escolar

 

Ana Angelita da Rocha, Ana Maria Monteiro e Rafael Straforini (Organizadores)

 

Sobre o livro...

Este livro foi imaginado para ser uma conversa, por onde se atravessam outras conversas. Quando se é professor, sabemos que nossas conversas se territorializam nos pisos, nas paredes, nos cafés, nos intervalos, nos corredores e nas escadas da escola. Se por vezes insistimos que a escola não muda, ou se está condenada por alguns como descartável pelo contemporâneo, nossas conversas de escada trazem os desafios da educação, que em diferentes escalas vislumbram uma escola resistente.

A proposta da conversa é para evitar a instrução unilateral de um conservadorismo que interdita. Valorizar os corpos em movimento no espaço escolar também é tratar daquela conversa complicada que é a nossa relação profissional com o currículo e com a disciplina escolar. O projeto de um livro-conversa faz parte de um encontro de amigos de prosa e de luta. Reunimos aqui professores e professoras preocupados com os rumos das políticas curriculares, da valorização da identidade docente e do lugar da disciplina escolar numa onda conservadora que impede justamente o protagonismo da comunidade escolar. E conversar sobre o saber que ensinamos, no vaivém das escadas nas escolas, é, sem dúvida, uma tática das resistências aos movimentos que interditam a ciência e a educação.

 

Sobre os Organizadores: 

Ana Angelita da Rocha - professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense. 

Ana Maria Monteiro - professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH), integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da Faculdade de Educação/UFRJ e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História. 

Rafael Straforini - professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp.

 

FICHA TÉCNICA:

EDITORA CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA, HISTÓRIA

IDIOMA: Português                                                                                                                              

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0 cm

EDIÇÃO: 1ª ? 2019

PÁGs. 232

LOMBADA: 2,0 cm  

ISBN: 9788569437635

 

 

PagSeguro (Boleto ou Cartão)
1
X
44,00
Retirar no local: Consequencia Editora
1
X
44,00
X
Seja Bem-vindo!
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR