CONVERSAS NA ESCADA
Currículo, Docência e Disciplina Escolar
Ana Angelita da Rocha, Ana Maria Monteiro e Rafael Straforini (Organizadores)
Sobre o livro...
Este livro foi imaginado para ser uma conversa, por onde se atravessam outras conversas. Quando se é professor, sabemos que nossas conversas se territorializam nos pisos, nas paredes, nos cafés, nos intervalos, nos corredores e nas escadas da escola. Se por vezes insistimos que a escola não muda, ou se está condenada por alguns como descartável pelo contemporâneo, nossas conversas de escada trazem os desafios da educação, que em diferentes escalas vislumbram uma escola resistente.
A proposta da conversa é para evitar a instrução unilateral de um conservadorismo que interdita. Valorizar os corpos em movimento no espaço escolar também é tratar daquela conversa complicada que é a nossa relação profissional com o currículo e com a disciplina escolar. O projeto de um livro-conversa faz parte de um encontro de amigos de prosa e de luta. Reunimos aqui professores e professoras preocupados com os rumos das políticas curriculares, da valorização da identidade docente e do lugar da disciplina escolar numa onda conservadora que impede justamente o protagonismo da comunidade escolar. E conversar sobre o saber que ensinamos, no vaivém das escadas nas escolas, é, sem dúvida, uma tática das resistências aos movimentos que interditam a ciência e a educação.
Sobre os Organizadores:
Ana Angelita da Rocha - professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense.
Ana Maria Monteiro - professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH), integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da Faculdade de Educação/UFRJ e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História.
Rafael Straforini - professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp.
FICHA TÉCNICA:
EDITORA CONSEQUÊNCIA
ASSUNTO: EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA, HISTÓRIA
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura
TAMANHO: 23,0 x 16,0 cm
EDIÇÃO: 1ª ? 2019
PÁGs. 232
LOMBADA: 2,0 cm
ISBN: 9788569437635