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"PODER MIDIÁTICO E DISPUTAS IDEOLÓGICAS"

Dênis de Moraes (Organizador)

Textos de: Atilio A. Boron; Francisco Louçã; Gaudêncio Frigotto; Ignacio Ramonet, Marilena Chaui e Dênis de Moraes

 

SINOPSE:

Este livro, organizado por Dênis de Moraes, reúne reconhecidos intelectuais do Brasil e do Exterior para analisar uma questão crucial em nossa época de acirradas batalhas pela hegemonia: o poder midiático nas disputas políticas e ideológicas que atravessam a sociedade, condicionam a produção de sentido e interferem na conformação do imaginário coletivo. Trata-se de um dos poderes mais incisivos e persuasivos, concentrado em torno de um número reduzido de grupos privados que possuem propriedades cruzadas, recursos financeiros, capacidade tecnoprodutiva e infraestruturas logísticas. A exposição midiática, potencializada pelas conexões com a internet e a comunicação móvel, serve de combustível à propagação do discurso falacioso do neoliberalismo, que celebra o mercado como instância hipoteticamente habilitada a atender demandas sociais, dissimulando ser o mesmo mercado movido pelo lucro e marcado por profundas assimetrias e desigualdades. Daí a necessidade de verificarmos como a estrutura empresarial da mídia orienta suas máquinas de elaboração simbólica para disseminar concepções de mundo afinadas com o mantra do consumismo e os valores que regem a lógica do capital. Cabe desvelar as implicações dos vínculos das corporações do setor com a ordem hegemônica, sobretudo quando tomam partido nos embates políticos, crises econômicas, conflitos sociais, celeumas judiciais e clivagens culturais ? quase sempre tentando neutralizar dissensos e visões alternativas. Também é inadiável pôr em foco as  campanhas de desinformação à base de fake news, massivamente difundidas por redes sociais e outros veículos, que impulsionam a descrença na democracia representativa, beneficiam eleitoralmente os populismos de direita e instilam discursos de ódio, medo, preconceito e violência. As abordagens dos autores acabam por se complementar, enquanto peças de um quebra-cabeça que vai sendo remontado e elucidado a cada reflexão. Fica evidente a importância da resistência crítica e da mobilização da cidadania organizada em favor da liberdade de expressão, do pluralismo e da informação veraz, em meio à longa luta pela inclusão, pela igualdade e pela diversidade.

 

Sobre o Organizador: 

Dênis de Moraes é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França) e pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, Argentina). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor associado da Universidade Federal Fluminense. Autor, organizador e coautor de mais de 30 livros editados no Brasil e no Exterior, entre os quais Crítica da mídia e hegemonia cultural (Mauad), Mídia, poder e contrapoder (com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, Boitempo) e La cruzada de los medios en América Latina (Paidós).

 

FICHA TÉCNICA:

EDITORA CONSEQUÊNCIA

ASSUNTO: CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO.

IDIOMA: Português                                                                         

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0 cm

EDIÇÃO: 1ª ? 2019

PÁGs. 134

LOMBADA: 0,9 cm 

ISBN: 9788569437581

 

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