Menu > Catálogo > ESPAÇO E ECONOMIA:Geografia econômica e a economia política. Org.: Floriano Godinho; Leandro Dias; Regina Helena Tunes; Roberto Moraes Pessanha

 

ESPAÇO E ECONOMIA: Geografia econômica e a economia política

Floriano Godinho de Oliveira; Leandro Dias de Oliveira; Regina Helena Tunes; Roberto Moraes Pessanha (Organizadores)

 

Sobre o livro:  

As mudanças nas estruturas econômicas e políticas vivenciadas no mundo influem nos fundamentos e nas estratégias da organização econômica e nas relações de trabalho, atingindo particularmente o território, em face da forte dependência de investimentos públicos para fomentar seu dinamismo. Afinal, são tempos de globalização, neoliberalismo e financeirização, bem como de precarização, ?uberização? e segregação; é a égide meio técnico-científico-informacional, de modelos produtivos (proto)flexibilizados, dos dutos globais de comunicação e do buzz urbano em constante transbordamento, ao mesmo tempo em que termos como planejamento estratégico, sustentabilidade e empreendedorismo urbano se consolidaram como axiomas do pensamento econômico-ecológico-espacial.


Diante de tal quadro bastante complexo, é fundamental a realização de debates entre os estudiosos dedicados às reflexões do campo da geografia econômica e da economia política, para que se possa identificar as estratégias dos diferentes segmentos do capital, examinar os diversos processos socioespaciais em curso, compartilhar trilhas de pesquisa e qualificar os referenciais analíticos. Há que se pensar nas transformações no capitalismo mundial e na produção social do espaço em diferentes escalas, por meio dos entendimentos dos novos arranjos territoriais e da interpretação crítica da economia política do desenvolvimento.


Espaço e Economia: geografia econômica e a economia política é uma contribuição à disseminação das pesquisas, estudos e debates sobre as políticas territoriais, por meio da compreensão de uma renovada agenda de investigações no campo da geografia econômica, que invoca a atualização e a ampliação de debates sobre o mundo do trabalho, a produção industrial, a distribuição, troca e consumo de mercadorias refetichizadas, a utilização da natureza-recurso-território e a própria localização, impacto e transbordamento dos empreendimentos fabris, mas também reverbera os novos processos de desenvolvimento local-regional; as concretudes e imaterialidades do conhecimento, da inovação e da tecnociência; os veios logísticos e a constituição de novas redes de contato, de espoliação e de poder; a governança conciliada entre Estado e mercado; o fenômeno metropolitano e a formação de novos nexos e constelações urbanas; e a financeirização em suas diversas frentes, com suas novas frações de capital, movimentos setoriais e interconexões. 

 

Sobre os Organizadores: 

Floriano José Godinho de Oliveira é professor associado da UERJ no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Desenvolve pesquisas em geografia econômica e urbana, com enfase na reestruturação produtiva e espacial e suas implicações na organizaão do territorio. Coordenador no Núcleo de Pesquisa Espaço e Economia (UERJ). Editor da Revista Espaço e Economia.

Leandro Dias de Oliveira - Professor de Geografia Econômica do Departamento de Geografia e dos quadros permanentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Autor do livro Geopolítica Ambiental: A construção ideológica do desenvolvimento sustentável (1945-1992)

Regina Helena Tunes  Professora Adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia do IGEOG/UERJ atuando nas temáticas de Geografia Econômica e Regional. 

Roberto Moraes Pessanha - Professor e pesquisador atuante com investigações atuais sobre os Circuitos Espaciais do Petróleo e "Espaço-Economia". Doutor pelo PPFH-UERJ com estágio doutoral na Universidade de Barcelona e mestre pela Coppe/UFRJ. Autor do livro A ´indústria´ dos fundos financeiros: potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo.

 

FICHA TÉCNICA:

CONSEQUÊNCIA EDITORA

ASSUNTO: GEOGRAFIA, ECONOMIA

IDIOMA: Português                                                                                                                              

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 16,0 cm

EDIÇÃO: 1ª ? 2019

PÁGs. 602

LOMBADA: 4 cm - I

SBN: 9788569437703

 

PagSeguro (Boleto ou Cartão)
1
X
50,00
Retirar no local: Consequencia Editora
1
X
50,00
X
Seja Bem-vindo!
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR