Menu > Catálogo > DIMENSÕES DO EMPRESARIADO BRASILEIRO: História, organizações e ação política. Pedro Campos e Rafael Brandão (Orgs.)

 

DIMENSÕES DO EMPRESARIADO BRASILEIRO: 

História, organizações e ação política

Textos de: Almir Pitta, Armando Boito, Ary Minella, Cezar Honorato, Dilma de Paula, Felipe Loureiro, Sebastião Velasco e Cruz, Sonia Mendonça e Virgínia Fontes .

Pedro Campos e Rafael Brandão (Orgs.)

 

Sobre o livro:  

Dimensões do empresariado brasileiro: história, organizações e ação política oferece ao leitor subsídios inestimáveis para a distinção teórica que permite entender trajetórias de classes e frações de classes burguesas nos cenários políticos brasileiros desde inícios do século XX. Pensando nos grandes períodos marcados pelas peculiaridades da organização política, considerar a posição do empresariado, em suas diversas frações, coloca em cheque caracterizações consagradas. Seria a República Oligárquica (1891-1930) mais bem compreendida se analisada a partir do bloco de poder que a dominou, constituído por frações do capital  cafeeiro, comercial e financeiro Seria a República Liberal (1946-1964) mais bem compreendida a partir do bloco de poder que determinou os seus rumos, integrado por frações do capital industrial e agrário em aliança com setores da classe trabalhadora organizada Seria a Ditadura Civil-Militar (1964-1988) mais bem compreendida pela consideração das frações do capital que se alternaram no exercício do poder durante a sua vigência, em aliança com a corporação castrense, configurando um regime ditatorial empresarial-militar.

Bastaria avivar os registros da trajetória eleitoral do país nos últimos cinco anos para perceber que se trata de questão decisiva para os interesses das classes e frações de classes que conformam a nossa sociedade. Em meio a uma aparentemente infinita sucessão de manifestações daquilo que se costuma chamar de pequena política, a ação estratégica e tática do empresariado se destaca como elemento central da dinâmica do regime político vigente no país.  Prof. Renato Lemos - UFRJ

 

Sobre os Organizadores:   

Pedro Henrique Pedreira Campos é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua nos programas de pós-graduação de História da UFRRJ e de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisador do CNPq e Jovem Cientista Nosso Estado da Faperj. 

Rafael Vaz da Motta Brandão é doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor visitante do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores da (UERJ-FFP).

 

FICHA TÉCNICA:

CONSEQUÊNCIA EDITORA

ASSUNTO: HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Português                                                                                                                              

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 23,0 x 15,5 cm

EDIÇÃO: 1ª ? 2019

PÁGs. 336

LOMBADA: 2 cm -

ISBN: 9788569437604

 

 

PagSeguro (Boleto ou Cartão)
1
X
48,00
Retirar no local: Consequencia Editora
1
X
48,00
X
Seja Bem-vindo!
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR