Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > A FORMAÇÃO ESPACIAL BRASILEIRA: Contribuição Crítica aos Fundamentos Espaciais da Geografia do Brasil. 3ª Edição - Ampliada Ruy Moreira (Autor)

 

 

A FORMAÇÃO ESPACIAL BRASILEIRA:

Contribuição Crítica aos Fundamentos Espaciais da Geografia do Brasil

3ª Edição - Ampliada

Ruy Moreira (Autor)

 

Sobre o livro:... Esta é a 3ª edição deste livro. Publicado pela primeira vez em 2012 e com 2ª edição revista e ampliada em 2014, sai agora enriquecido de cinco novos textos. São textos que ampliam e dilatam a visão de Brasil das edições anteriores, então ancoradas num olhar essencialmente binário e clássico da sociedade brasileira. Com a inclusão desses textos, amplia-se o espectro do olhar dos sujeitos. No campo, a visão de latifundiários e camponeses se abre com a incorporação das comunidades. Na cidade, a visão de burgueses e operários urbanos e fabris se abre com a inclusão da classe média. A visão binária dos textos da 2ª edição ganha assim uma compreensão social e política mais lata e diversa, seja das relações estruturais e seja da complexidade dos conflitos de classes no país. E lança um foco mais aguçado do conhecimento da realidade, da tarefa da explicitação teórica e das necessidades das formulações políticas. É uma visão que pediu também a inclusão de conceitos e categorias até então pouco ventilados e a explicitação mais clara e substantiva dos conceitos e categorias até então empregados, enriquecendo o livro igualmente no plano das considerações teóricas. A escala de análise das sobre determinações do espaço torna-se com isso mais profunda e de abrangência mais ampla, exigindo um nível de exercício de método progressivo-regressivo que até então ficara próximo ao rés dos dados empíricos e da descrição do mecanismo mais básico dos arranjos, também aqui trazendo nova contribuição.

 

Sobre o Autor: Ruy Moreira é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). É graduado e mestre em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor honoris causa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). E autor de artigos e livros voltados para a pesquisa teórica e seu cruzamento com a forma concreta de organização geográfica da sociedade brasileira, centrando a investigação teórico-empírica nas suas estruturas espaciais, estruturas às quais analistas e intérpretes do Brasil pouco ou nada têm dado atenção, de que fazem parte O movimento operário e a questão cidade-campo no Brasil  classes urbanas e rurais na formação da geografia operária brasileira, livro publicado pela Editora Vozes em 1985 e reeditado com revisão pela Editora Consequência em 2013, Formação do espaço agrário brasileiro, publicado em 1990 pela Editora Brasiliense, Sociedade e espaço geográfico no Brasil, publicado pela Editora Contexto em 2011, este A formação espacial brasileira  contribuição à crítica dos fundamentos espaciais da geografia do Brasil, publicado pela Editora Consequência em 1ª edição em 2012 e ora em 3ª.edição revista e acrescida de novos textos em 2020, e Mudar para manter exatamente igual os ciclos espaciais de acumulação, o espaço total e formação do espaço agrário, igualmente pela Consequência em 2018.

 

CONSEQUÊNCIA Editora

ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Português        

FORMATO: Brochura, TAMANHO: 16,0 x 23,0 cm

EDIÇÃO: 3ª  2020

PÁGs.: 432

LOMBADA: 1,5 cm

ISBN: 9786587145075

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR