Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > ANTISSEMITISMO E NACIONAL-SOCIALISMO Escritos sobre a questão judaica. Moishe Postone (Autor).

 

 

ANTISSEMITISMO E NACIONAL-SOCIALISMO

Escritos sobre a questão judaica  

 

Moishe Postone  (Autor)

Organizador: Marcos Barreira

Tradutor: Sergio Ricardo Oliveira (colaboração de Marcos Barreira e Nuno Miguel Cardoso Machado)

 

Sobre o livro:... 

Desde o final da década de 1970, Postone desenvolveu duas linhas de investigação que se cruzam precisamente na sua interpretação do Holocausto. A primeira  iniciada em 1978, com o ensaio Necessidade, trabalho e tempo- o levou a uma reformulação do modo como deve ser compreendida a crítica de Marx ao capitalismo. O cerne da crítica de Postone à tradição marxista é que ela interpretou a obra de Marx a partir de uma noção reduzida de capitalismo, definido como uma combinação de economia de mercado e propriedade privada dos meios de produção. Essa definição não questiona a forma historicamente específica da produção capitalista e, contra a visão que faz de si mesma, permanece limitada a uma crítica das relações de distribuição no interior do capitalismo. Isso resulta em uma crítica do capitalismo do ponto de vista do trabalho e não, como em Marx, na crítica do trabalho no capitalismo. Postone também resgata uma dimensão fundamental da teoria madura de Marx que consiste em ver a sociedade moderna como um modo de vida baseado em formas quasi-objetivas de dominação. Também aqui ele se distancia da ênfase na personificação das relações sociais - ?relações de exploração de classe - nas interpretações marxistas tradicionais. Nesse sentido, o traço distintivo do capitalismo em relação às sociedades anteriores, baseadas em formas diretas (pessoais) de dominação e de exploração, é a forma historicamente específica de mediação social pelo trabalho. Mesmo sendo produzida socialmente, essa mediação assume progressivamente um caráter abstrato e impessoal, conforme as relações capitalistas avançam sobre as formas sociais tradicionais e revolucionam a estrutura produtiva com base na Grande Indústria. Essa reinterpretação da teoria de Marx conduz então a uma redefinição da relação entre a mediação social específica do capitalismo e as formas de objetividade e subjetividade sociais. Tudo isso terá implicações decisivas para a análise crítica dos desdobramentos cultural-simbólicos e ideológicos do desenvolvimento capitalista. A segunda linha de investigação de Postone tem início também na década de 1970, período em que o autor viveu em Frankfurt e travou contato com a política judaica de esquerda. (...)

 

Sobre o Autor: MOISHE POSTONE 

(1942-2018) Nascido no Canadá, estudou em Chicago nos anos 1960 e viveu em Frankfurt am Main entre 1972 a 1982, colaborando com o Instituto de Pesquisa Social. Doutorou-se em 1993 pela Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt e ainda nos anos 1980 tornou-se professor de História na Universidade de Chicago. Sua obra abrange a teoria crítica da modernidade, o antissemitismo na Alemanha do século XX e as transformações globais contemporâneas. No seu artigo de 1986, Antissemitismo e Nacional-socialismo, que publicamos aqui junto com outros escritos sobre a questão judaica, Postone desenvolveu uma abordagem original sobre o antissemitismo moderno, e particularmente sobre a ideologia do nacional-socialismo. Na Alemanha, suas teses exerceram grande influência sobre a esquerda "antialemã" e a "crítica do valor" (Wertkritik) nos anos 1990.

 

CONSEQUÊNCIA Editora

ASSUNTO: CIÊNCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Português        

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 14 x 21,0 cm

EDIÇÃO: 1ª  2021

PÁGs.: 192

LOMBADA: 2,0 cm

PESO: 500 gr.

ISBN: 9786587145266

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR