Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > AGENTES ECONÔMICOS E REESTRUTURAÇÃO URBANA E REGIONAL: Resende e Parintins. William Ribeiro da Silva e Tatiana Schor (Orgs.)

 

 

AGENTES ECONÔMICOS E REESTRUTURAÇÃO URBANA E REGIONAL: 

Resende e Parintins     

William Ribeiro da Silva e Tatiana Schor  (Orgs.)

 

Sobre o livro:... A proposta deste livro é, possibilitar leitura da urbanização brasileira por meio do contraste. Assim, apresentam-se os resultados das pesquisas empreendidas sobre as cidades de Resende (RJ) e de Parintins (AM). Duas cidades em situações geográficas bastante distintas e com formações socioespaciais que demarcam as questões regionais brasileiras. Cada uma com suas particularidades, porém, dentro de um contexto que permite pensar o Brasil em sua totalidade. Um Brasil diverso, desigual e em constante reestruturação espacial e redefinição dos agentes sociais envolvidos no processo de produção e reprodução do urbano.

Ambas estão às margens de rios. Enquanto para uma  Parintins - o rio faz parte do cotidiano dos deslocamentos, dos transportes, da organização das atividades econômicas e políticas, onde há uma indissociação entre a cidade e o rio, já para a outra Resende, atualmente o Rio é praticamente um obstáculo a ser superado com pontes nos trajetos cotidianos, quase uma dificuldade no ambiente urbano construído, sendo sobreposto pela utilidade das rodovias e vias rodoviárias. Duas realidades distintas, mas não opostas, que reforçam o quadro complexo da urbanização contemporânea brasileira e suas questões regionais.

 

Sobre os Organizadores:

William Ribeiro da Silva: Professor Associado do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pós-doutorado no Programa de Antropologia da City University of New York (CUNY), doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. 

Tatiana Schor: Graduada em Economia, mestrado em Geografia (Geografia Humana, 1999) e doutorado em Ciência Ambiental (2005) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Geografia Urbana e Econômica pelo Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY -USA. Recebeu o prêmio da Cátedra Ruth Cardoso - Columbia University, bolsista Fulbright-CAPES, NY-USA, 2016-2017. É professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenou o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, 2012. Atuou como Secretária Adjunta de Planejamento da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas - SEPROR, 2013-2014 e Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEDECTI, do Amazonas.

 

CONSEQUÊNCIA Editora

ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Português        

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 15,5 x 23 cm

EDIÇÃO: 1ª ? 2022

PÁGs.: 312

LOMBADA: 2,0 cm 

PESO: 700 gr.

ISBN: 9786587145334

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR