EDUCAÇÃO E FAVELA
Refletindo sobre antigos e novos desafios
Leticia de Luna Freire e Neiva Vieira da Cunha (Orgs.)
Sobre o livro:.
A favela e a escola pública estão no coração dos dilemas societários brasileiros e ganhou a sua expressão mais acabada e dramática no Rio de todos os Brasis, como bem formulou Carlos Lessa. São duas instituições que produzem efeitos sociologicamente perversos aos esperados. A favela, por estar em proximidade ou acessibilidade às partes mais elitizadas onde se concentram os recursos mais escassos, deveria funcionar como mecanismo integrativo e de mobilidade social para os seus habitantes. Entretanto, a sociologia vem evidenciando ao longo dos tempos que na relação entre a favela e a cidade funcionam mecanismos mais ou menos sutis e outros muitos explícitos de subalternização, inferiorização e mesmo exclusão dos favelados em relação ao mercado, à sociedade e à política. O que designamos como modelo carioca de segregação, por combinar proximidade territorial e distância social, vem funcionando de fato pelo seu avesso, ao reproduzir e naturalizar um padrão marginal e marginalizador de integração social. Por outro lado, a universalização da escola pública ocorrida nos últimos 40 anos, que, no caso da cidade do Rio de Janeiro, concretizou-se em uma distribuição territorial igualitária da oferta, deveria promover o ideário republicano da democracia de oportunidades. Porém, desde a seminal pesquisa realizada, em 2008, em parceria com Creso Franco e Fátima Alvez inúmeros estudos têm evidenciado as desigualdades de chances reais de escolarização de crianças e jovens em função da localização da escola naquele espaço social. Os textos reunidos na presente coletânea constituem-se relevante contribuição para o melhor conhecimento de partes fundamentais das engrenagens da máquina brasileira de reprodução das desigualdades sociais em nossas escolas. A sua circulação e difusão certamente incentivarão o debate sobre a consideração mais ampla do tema da justiça social nos campos das políticas urbanas e nas políticas da educação. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Professor-Titular do IPPUR/UFRJ Coordenador Nacional do INCT Observatório das Metrópoles
Sobre as Organizadoras:
Leticia de Luna Freire - Antropóloga, Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Educação e Cidade (NUPEC/EDU-UERJ), Pesquisadora do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ) e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT InEAC/UFF).
Neiva Vieira da Cunha - Antropóloga, Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF-UERJ), Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Periferias (NEsPE/FEBF-UERJ), Pesquisadora do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro-IFCS-UFRJ) e do INCT-InEAC/UFF e Pesquisadora Associada do Centre d’Études des Mouvements Sociaux (CEMS-EHESS-Paris).
CONSEQUÊNCIA Editora
ASSUNTO: EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura
TAMANHO: 15,5 X 23,0 cm
EDIÇÃO: 1ª 2022
PÁGs.: 292 - LOMBADA: 2,0 cm
PESO: 500 gr.
ISBN: 9786587145426