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Menu > Catlogo Consequncia Editora > *EDUCA플O E FAVELA Refletindo sobre antigos e novos desafios. Leticia de Luna Freire e Neiva Vieira da Cunha (Orgs.)

 

EDUCA플O E FAVELA

Refletindo sobre antigos e novos desafios    

Leticia de Luna Freire e Neiva Vieira da Cunha (Orgs.)

 

Sobre o livro:.

A favela e a escola pblica esto no cora豫o dos dilemas societrios brasileiros e ganhou a sua expresso mais acabada e dramtica no Rio de todos os Brasis, como bem formulou Carlos Lessa. So duas institui寤es que produzem efeitos sociologicamente perversos aos esperados. A favela, por estar em proximidade ou acessibilidade s partes mais elitizadas onde se concentram os recursos mais escassos, deveria funcionar como mecanismo integrativo e de mobilidade social para os seus habitantes. Entretanto, a sociologia vem evidenciando ao longo dos tempos que na rela豫o entre a favela e a cidade funcionam mecanismos mais ou menos sutis e outros muitos explcitos de subalterniza豫o, inferioriza豫o e mesmo excluso dos favelados em rela豫o ao mercado, sociedade e poltica. O que designamos como modelo carioca de segrega豫o, por combinar proximidade territorial e distncia social, vem funcionando de fato pelo seu avesso, ao reproduzir e naturalizar um padro marginal e marginalizador de integra豫o social. Por outro lado, a universaliza豫o da escola pblica ocorrida nos ltimos 40 anos, que, no caso da cidade do Rio de Janeiro, concretizou-se em uma distribui豫o territorial igualitria da oferta, deveria promover o iderio republicano da democracia de oportunidades. Porm, desde a seminal pesquisa realizada, em 2008, em parceria com Creso Franco e Ftima Alvez inmeros estudos tm evidenciado as desigualdades de chances reais de escolariza豫o de crianas e jovens em fun豫o da localiza豫o da escola naquele espao social. Os textos reunidos na presente coletnea constituem-se relevante contribui豫o para o melhor conhecimento de partes fundamentais das engrenagens da mquina brasileira de reprodu豫o das desigualdades sociais em nossas escolas. A sua circula豫o e difuso certamente incentivaro o debate sobre a considera豫o mais ampla do tema da justia social nos campos das polticas urbanas e nas polticas da educa豫o. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Professor-Titular do IPPUR/UFRJ Coordenador Nacional do INCT Observatrio das Metrpoles

 

Sobre as Organizadoras:

Leticia de Luna Freire - Antroploga, Professora Adjunta da Faculdade de Educa豫o e do Programa de Ps-Gradua豫o em Educa豫o, Cultura e Comunica豫o em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Coordenadora do Ncleo de Pesquisa Educa豫o e Cidade (NUPEC/EDU-UERJ), Pesquisadora do Laboratrio de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ) e do Instituto de Estudos Comparados em Administra豫o Institucional de Conflitos (INCT InEAC/UFF).

Neiva Vieira da Cunha - Antroploga, Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Ps-gradua豫o em Educa豫o, Cultura e Comunica豫o em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF-UERJ), Coordenadora do Ncleo de Estudos sobre Periferias (NEsPE/FEBF-UERJ), Pesquisadora do Laboratrio de Etnografia Metropolitana (LeMetro-IFCS-UFRJ) e do INCT-InEAC/UFF e Pesquisadora Associada do Centre d’tudes des Mouvements Sociaux (CEMS-EHESS-Paris).

 

CONSEQUNCIA Editora

ASSUNTO: EDUCA플O, CINCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Portugus        

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 15,5 X 23,0 cm

EDI플O: 1  2022

P핯s.: 292  - LOMBADA: 2,0 cm

PESO: 500 gr.

ISBN: 9786587145426

 

 

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