AS LÓGICAS ECONÔMICAS E ESPACIAIS DO RAMO SUPERMERCADISTA
Vitor Koiti Miyazaki, Vinícius Biazotto Gomes, Maria Encarnação Beltrão Sposito e Guilherme Moreira de Sousa (Orgs.)
Sobre o livro:
Um olhar mais detalhado a partir de determinados ramos de atividades comerciais e de serviços, principalmente aqueles que são mais relevantes no cotidiano da sociedade, proporciona a compreensão das novas relações entre consumo, reestruturação urbana e reestruturação das cidades. Dentro do amplo leque de possibilidades que envolve a prática do consumo, consideramos o ramo supermercadista como um dos mais relevantes no período contemporâneo em decorrência de suas características. O abastecimento doméstico, devido às suas especificidades, gera deslocamentos frequentes para a aquisição de artigos fundamentais, como alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal, entre outros, realizados por diferentes segmentos socioeconômicos de consumidores. Tais características são substanciais em relação às práticas espaciais dos citadinos e às lógicas econômicas das empresas que atuam no ramo, sobretudo em um contexto de modificações importantes nas relações entre consumo e cidade. O livro contempla tanto uma análise geral do ramo supermercadista quanto aquela atinente aos processos de concentração e centralização econômicas e espaciais, como parte das lógicas e estratégias locacionais dos grupos nacionais e internacionais que operam neste ramo. Partindo-se do quadro nacional, para se oferecer uma visão de conjunto do país e da distribuição das empresas e unidades, consoante à rede urbana, chega-se à realidade das cidades médias, para mostrar como grandes e médios capitais se reorganizam para ampliar seus mercados consumidores e suas áreas de atuação.
Sobre os Organizadores:
Vitor Koiti Miyazaki, Graduado, Mestre e Doutor em Geografia Universidade Estadual Paulista UNESP (Presidente Prudente). Professor da Universidade Federal de Uberlândia UFU, Campus Pontal (Ituiutaba). É membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais GAsPERR, da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe e do Observatório das Cidades.
Vinícius Biazotto Gomes, Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP (Presidente Prudente). Técnico de Gestão Pública do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina IPPUL. Foi membro da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe.
Maria Encarnação Beltrão Sposito, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP (Presidente Prudente), Mestrado em Geografia pela UNESP (Rio Claro) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo USP. Realizou pós-doutoramento na Université de Paris I - Sorbonne. É professora titular da UNESP e desenvolveu atividades acadêmico-científicas junto a diversas universidades brasileiras e estrangeiras. É membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais GAsPERR e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe.
Guilherme Moreira de Sousa, Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP (Presidente Prudente). Foi bolsista de iniciação científica da FAPESP e do CNPq e membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais GAsPERR e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe.
CONSEQUÊNCIA Editora
ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS,
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura
TAMANHO: 15,5 X 23,0 cm
EDIÇÃO: 1ª 2022 - PÁGs.: 332
LOMBADA: 3,0 cm
PESO: 600 gr. -
ISBN: 9786587145280