METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS URBANOS
Procedimentos, instrumentos e operacionalização
Eda Maria Góes e Everaldo Santos Melazzo (Orgs.)
Sobre o livro:
A diferenciação socioespacial em cidades brasileiras vem se aprofundando. Aponta para a constituição do processo de fragmentação socioespacial no plano da cidade e do urbano e redefine os sentidos do direito à cidade. A partir desta problematização foi formulado o Projeto Temático Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos, formas e conteúdos (FragUrb), coordenado pela Profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito, aprovado pela Fapesp em 10/2018. Com foco nas cidades de Mossoró/RN, Marabá/PA, Ituiutaba/MG, Ribeirão Preto/SP, Presidente Prudente/SP, Maringá/PR, Dourados/MS, e Chapecó/SC e duas áreas da metrópole paulista: Cidade Tiradentes/SP e Bairro dos Pimentas em Guarulhos, o Projeto foi organizado articuladamente em quatro planos analíticos (1: Centro, centralidade, policentralidade e mobilidade; 2: Práticas espaciais e cotidianos, 3: Espaços públicos e 4: Produção e consumo da habitação), cinco interdependentes dimensões empíricas (habitar, trabalhar, lazer, consumo e mobilidade) e seis frentes metodológicas (1. Grupos focais, 2. Entrevistas com citadinos e agentes bem-informados, 3. Percursos e suas representações [casa trabalho casa, em espaços públicos e diários registrados], 4. Netnografia e análise de redes sociais, 5. Banco de dados e 6. Cartografia). É com o foco na elaboração do trabalho em cada uma destas frentes metodológicas, de maneira articulada àqueles quatro planos analíticos e às cinco dimensões empíricas, que é estruturado este livro, apresentando o fazer da investigação em relação aos desafios de elaborar as mais adequadas perspectivas operacionais, construir instrumentos, aplicá-los e avaliá-los, validando-os ou adaptando-os.
Sobre os Organizadores:
Eda Maria Góes
Historiadora e professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, atuando nos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. É doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis, e realizou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É pesquisadora do GAsPERR Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais. ORCID: 0000-0002-1398-4526.
Everaldo Santos Melazzo
Possui doutorado em Geografia (Unesp/PP), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) e graduação em Economia (UFU). É professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, atuando nos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. ORCID: 0000-0002-1702-7010
CONSEQUÊNCIA Editora
ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS,
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura
TAMANHO: 15,5 X 23,0 cm
EDIÇÃO: 1ª 2022- PÁGs.: 452 - LOMBADA: 2,5 cm - PESO: 650 gr.
ISBN: 9786587145464