Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > * UCRÂNIA O GRANDE JOGO A luta pelo poder entre o Leste e o Ocidente na crise global. Autor Tomasz Konicz. Postagem pós 30/9

 

LANÇAMENTO EM PRÉ-VENDA!

Compre antecipadamente com 30% DESCONTO

 Postagem a partir de 30/09/22


UCRÂNIA  O GRANDE JOGO

A luta pelo poder entre o Leste e o Ocidente na crise global         

 

Autor: Tomasz Konicz

Tradução: Marcos Barreira, Javier Blank, Felipe Catalani, Luiz Philipe de Caux e Yasmin Afshar

 

Sobre o livro:

O fim da Guerra Fria não criou uma nova ordem mundial es­tável. Após o fim da competição entre o estatismo do Leste e as democracias de mercado do Ocidente, os conflitos militares, as guerras civis e o terrorismo internacional foram ampliados. Coube aos Estados Unidos, a última potência hegemônica, o esforço de impor a nova ordem através de guerras de emergência contra os excluídos do mercado mundial. Essas guerras de ordenamento estavam fadadas ao fracasso. Com o endividamento galopante, os cortes sociais e o desemprego estrutural, os gastos crescentes com a segurança militarizada podiam apenas multiplicar os perdedores da globalização. Já não era possível chamar os vilões da globaliza­ção capitalista de inimigos externos, pois eles próprios eram um produto da decomposição do mercado mundial. Se durante quase três décadas a posição dos EUA como polícia mundial parecia inabalável, o agravamento da crise de 2008, que atingiu o cora­ção do sistema global, provocou uma erosão da sua hegemonia. O que se seguiu foi um acirramento das disputas de poder entre as grandes potências cada vez mais débeis, sob as condições de um capitalismo de crise global. Tomasz Konicz acompanha o conflito atual na Ucrânia desde a sua origem, em 2014, e demonstra como essa guerra  cujos traços gerais ele antecipou de maneira notável  conduz o mundo a uma nova ordem multipolar ainda mais frágil e caótica do que a anterior. Em vez do equilíbrio entre blocos de poder e uma nova paz entre potências regionais, essa nova ordem seria marcada pela externalização das contradições internas aos países que leva a uma escalada militar global. Os processos de desintegração econômica se transformam em tendências de fragmentação do poder estatal. A guerra no Leste Europeu mostra como essas tendências estão cada vez mais próximas dos centros do mercado mundial e aponta os limites da própria concepção de soberania, já que forças parami­litares de mercenários e de milícias neofascistas atuam abaixo, ao lado e para além dos diversos poderes estatais nacionais envolvidos no conflito. Diante dessa guerra difusa em que objetivos diversos se combinam, o risco de um conflito nuclear volta a pairar como uma uma sombra mortífera sobre o século XXI.

Maurilio Lima Botelho Professor da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de janeiro)

 

Sobre o autor:

Tomasz Konicz é jornalista, nascido em 1973, na cidade de Olsztyn, Polônia. Seu blog Konicz.info, ativo desde 2005, é especializado em notícias e análises sobre a Europa Oriental e o espaço pós-soviético a partir do ponto de vista da crítica do valor [Wertkritik]. Publicou, entre outros, O capital contra o clima. Como um sistema econômico destrói nossos meios de vida [Mandelbaum Verlag, 2020] e Fascismo no século XXI. Esboços da barbárie iminente [Heise Medien, 2018].

 

CONSEQUÊNCIA Editora

ASSUNTO: CIÊNCIAS SOCIAIS, POLÍTICA

IDIOMA: Português    

FORMATO: Brochura

TAMANHO: 14 X 21,0 cm

EDIÇÃO: 1ª  2022

PÁGs.: 188

LOMBADA: 1,0 cm

PESO: 500 gr. 

ISBN: 9786587145549

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR