ENTRE A CASA E A CIDADE:
Múltiplas escalas geográficas e fragmentação socioespacial
Org.: Everaldo Santos Melazzo
Sobre o Livro:
A constatação de uma mudança socioespacial nas cidades brasileiras, denominada de fragmentária, é a contribuição central do livro Entre a Casa e a Cidade: Múltiplas Escalas Geográficas e Fragmentação Socioespacial. Ao reconhecer o atual fenômeno, apresenta a ruptura em curso do referencial de unidade que esteve na base do planejamento, do projeto, da construção e da produção urbana, por séculos.
A condição fragmentária das cidades e especificamente a fragmentação socioespacial somente é compreensível pelo entendimento das relações entre centralidades (multi ou pluri), entre hierarquias que ocorrem simultaneamente e entre trajetos cotidianos menos previsíveis que os pendulares. Podemos afirmar que o que permeia esse livro é a forma inescapável de interpretar a realidade urbana brasileira pela escala, mais precisamente pelas escalas no (e do) território.
O livro permite compreender a fragmentação socioespacial na contemporaneidade iluminando, nas ruínas da memória, uma ideia do que é, ou do que teria sido, a unidade como um projeto de sociedade e demonstrando como a fragmentação passou de uma forma para uma condição urbana.
Prof. Dr. Jeferson Cristiano Tavares - Universidade de São Paulo - Instituto de Arquitetura e Urbanismo.
Sobre o Org.:
Everaldo Santos Melazzo: Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, com Graduação em Economia (UFU), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ), Doutorado em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Atua na área da Geografia Urbana. Principais temas: Mercado Imobiliário, Políticas Habitacionais, Fragmentação Socioespacial.
CONSEQUÊNCIA Editorial
ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura - TAMANHO: 15,5 X 23,0 cm. EDIÇÃO: 1ª 2025 - PÁGs.: 622 - LOMBADA: 3,5 cm - PESO: 900 gr.
ISBN: 9786583435064