ENTRE PRÁTICAS ESPACIAIS E LUTAS URBANAS
Tensões e disputas na cidade fragmentada
Org.: Eda Maria Góes
Sobre o Livro:
A fragmentação socioespacial é o processo abordado neste livro. Como tal, não se apresenta de maneira estática nem definitiva, é movimento, é diferenciação, é mutação. As perspectivas adotadas revelam a pluralidade das suas facetas, com ênfase para as espaciais, as sociais e as políticas. Dar a voz aos sujeitos que fazem e vivem a cidade, sejam eles os citadinos comuns, que fazem o cotidiano vivo e complexo, ou o que se chamou, na pesquisa que dá base ao livro, de agentes bem informados, aqueles que têm acesso a informações privilegiadas sobre a produção do espaço urbano.
A história das diferentes formações socioespaciais, considerando o tempo longo, pode não comparecer explicitamente nos estudos das cidades, mas faz parte da explicação da urbanização atual vista pela fragmentação socioespacial.
A tensão entre as práticas e as lutas urbanas são o tema principal deste livro. Além da fragmentação socioespacial como processo, acrescenta-se aspectos condicionados pela forma e pelo conteúdo. A luta pela moradia é mais um componente desse processo, seja ela abordada por meio dos movimentos sociais ou pelas ações individuais.
Eliseu Savério Sposito
Sobre a Org:.
Eda Maria Góes. Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente, com Graduação (1986), Mestrado (1991) e Doutorado (1998) em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis. Realizou estágio pós-doutoral (2009 - 2010) no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Áreas de atuação: Geografia Humana, Geografia Urbana, História das cidades.
CONSEQUÊNCIA Editorial
ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS
IDIOMA: Português - FORMATO: Brochura - TAMANHO: 15,5 X 23,0 cm.
EDIÇÃO: 1ª 2025 - PÁGs.: 524 - LOMBADA: 3,0 cm - PESO: 800 gr.
ISBN: 9786583435071